Alunos de Design Digital da Uniara desenvolvem projeto de identidade visual para ajudar ONG que cuida de gatos
Trabalho foi desenvolvido na disciplina de Gestão de Projetos
Os alunos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Alvarez Bernardez, Anthony Barsaglini Barboza de Freitas, João Gabriel Carvalho de Menezes, Karime Helena Ramos Oliveira, Laura Paulino Corrêa e Marina Stuchi Monteiro, desenvolveram um projeto de extensão comunitária para auxiliar a organização não-governamental – ONG Abraça Vidas, que cuida de gatos resgatados.
“Trata-se do projeto ‘Bartô, o mascote’, com o objetivo de entregar ao cliente uma nova identidade visual. A mudança teve como intuito atingir maior número de pessoas para a ONG, uma instituição focada no resgate de felinos. O local necessita de doações recorrentes para manter-se em atividade e, principalmente, de lares responsáveis para os gatos resgatados”, explica Corrêa, em nome do grupo.
Ela detalha que o mascote foi “cuidadosamente desenhado para representar a ONG, e apresentado aos seus seguidores”. “Essa estratégia criativa gerou um aumento significativo no número de seguidores no Instagram, alcançando os resultados esperados. A introdução do mascote não só atraiu a atenção do público, como também fortaleceu o engajamento e a identificação dos seguidores com a missão da ONG. Ela está começando a utilizar aos poucos, não está 100%, mas está no caminho”, menciona a estudante.
A ideia do trabalho foi desenvolvida dentro da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto. “Os alunos estão engajados em projetos de extensão para a comunidade conforme o plano de ensino da disciplina. O objetivo principal é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos da gestão de projetos e sua aplicação em diversas áreas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cruciais de planejamento, execução e controle”, esclarece a docente.
Dessa forma, segundo ela, os graduandos também estão aplicando as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC para a extensão universitária, “promovendo assim o engajamento com a comunidade por meio dessas iniciativas”. “A disciplina de Gestão de Projetos na Uniara abrange uma variedade de tópicos, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais para a prática eficaz de gerenciamento de projetos. A metodologia de ensino adotada inclui aulas expositivas, estudos de caso, simulações, exercícios práticos, debates e orientações individuais e em grupo para o desenvolvimento dos projetos de extensão comunitária”, finaliza Porto.
Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a ONG Abraça Vidas estão disponíveis pelo telefone (16) 98800-2918 ou pelo Instagram – @ongabracavidas.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|