Araraquara

Fórum debate meio ambiente e religiosidades africanas 

Evento foi realizado pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais do município com apoio da Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara


Mediado pela coordenadora de Políticas Étnico-Raciais do município, Alessandra Laurindo, e pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), presidente da Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Araraquara, o Fórum “Meio Ambiente e Religiosidades Africanas” foi realizado na noite da quinta-feira (18), no Plenarinho da Casa de Leis.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, o evento, que teve apoio da EL, faz parte da programação “Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo”, promovida durante o Mês da Consciência Negra. O Fórum foi presencial e houve emissão de certificados. O número de participantes foi condicionado à capacidade do local, respeitando o distanciamento entre as pessoas e uso obrigatório de máscara.

A maioria dos presentes eram representantes de instituições religiosas de matriz africana. Foram distribuídas duas cartilhas de conteúdo sobre educação ambiental para religiões afro-brasileiras e diversas lideranças religiosas puderam expor suas opiniões a respeito da relação entre as religiões africanas e o meio ambiente.

O evento contou também com a participação da vereadora Filipa Brunelli (PT), que destacou a importância da realização de eventos envolvendo esta temática na luta contra o preconceito religioso.

O principal tema discutido foi a estreita relação das religiões afro-brasileiras e indígenas com o cuidado e a preservação do meio ambiente e como as práticas e rituais litúrgicos, quando realizados em lugares de maior contato com a natureza, como em matas, cachoeiras e praias, devem preservar os locais limpos, para que não haja degradação ambiental. Foi destacada a importância de se conscientizar os praticantes das religiões para que haja zelo e preservação do meio ambiente.

Foi discutida também a importância da construção de políticas públicas para o combate ao preconceito e à intolerância religiosa, para que haja mais respeito para com os praticantes dessas religiões, evitando, assim, o constrangimento e aborrecimento destes ao utilizarem espaços públicos.

Para o vereador Guilherme Bianco, “lutar contra a intolerância religiosa, em defesa da liberdade de culto, é defender a democracia e a diversidade”.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *