Araraquara

Câmara de Araraquara recebe vereadores da cidade portuguesa Torres Vedras

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Tenente Santana destaca a importância da troca de conhecimentos e informações

A comitiva da cidade portuguesa de Torres Vedras, composta pelo presidente da Câmara local, Carlos Bernardes, e pelas vereadoras Ana Umbelino e Cláudia Horta Ferreira, foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), e por um grupo de vereadores, na sexta-feira (15), oportunidade em que abordaram vários assuntos relacionados à administração daquela cidade, uma das mais antigas da Europa, fazendo um paralelo com Araraquara e o Brasil.

Falaram sobre a política do país lusitano e sobre os segmentos de representatividade dos vereadores em uma cidade predominantemente agrícola e turística, localizada bem próximo de Lisboa, com mais de 2.400 anos. Diferentemente de cidades brasileiras, o município de Torres Vedras é administrado por uma Câmara Municipal, composta pelo presidente e oito vereadores. Existe uma Assembleia Municipal, que é o órgão deliberativo do município, constituída por 8 mil membros e que tem uma participação efetiva nas decisões relativas à cidade e à população.

Sobre o tema violência, afirmaram que quase não existe, pois durante muitos anos Torres Vedras fez fortes investimentos em políticas sociais e educação, com planejamento e combate ao desemprego. “O que deu resultado é que conseguimos implantar e colocar em prática medidas de Estado e não de Governo”, disse Ana Umbelino.

Os vereadores de Araraquara questionaram sobre educação, saúde, direitos humanos, identidade de gênero, prevenção contra as drogas. “A situação dos moradores de Torres Vedras é bastante tranquila no que tange a vários assuntos que aqui nos preocupam tanto, mas a vereadora Cláudia Ferreira foi enfática em afirmar que ‘nem tudo são flores’, pois o município também tem problemas”, lembrou Tenente Santana, destacando para os visitantes que “a Câmara de Araraquara se empenha em cuidar das políticas sociais para levar benefícios e qualidade de vida à população”.

O presidente da Câmara da cidade portuguesa fez questão de dizer que “o Brasil é muito bem visto em Portugal, em especial, na área artística. Vosso país tem um ambiente que estimula a criatividade e nós gostamos muito de vocês. Araraquara, como cidade irmã de Torres Vedras, também é muito querida pelos nossos cidadãos”.

Ao final da reunião, após posarem para uma foto ao lado de um quadro com a fachada estilizada da Câmara Municipal da cidade portuguesa, Tenente Santana recebeu duas lembranças e convidou os visitantes para uma feijoada na próxima visita a Araraquara.

“Para nós é uma troca de conhecimentos e de informações, e reputo importante esse intercâmbio. Fiquei muito contente em recebê-los”, concluiu Tenente Santana. Os vereadores Edio Lopes (PT), Lucas Grecco (PSB), Jéferson Yashuda (PSDB), Gerson da Farmácia e Elias Chediek, ambos do PMDB, participaram do encontro.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *