Brasil

CDMF recebe pesquisadoras da UFU e da UFCat para realização de experimentos

CDMF recebe pesquisadoras da UFU e da UFCat para realização de experimentos

IDNews|José Angelo Santilli

Intercâmbio amplia as parcerias e o avanço científico na área de materiais funcionais

IDN/Pesquisas

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) recebe mensalmente dezenas de pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais de pesquisa, potencializando o estabelecimento de parcerias e o avanço científico interdisciplinar na área de novos materiais. Dentre esses parceiros estão as pesquisadoras Renata Cristina de Lima, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Maria Fernanda do  Carmo Gurgel, da Universidade Federal de Catalão (UFCat) que, nesta semana (22 – 26/7), conduzem seus experimentos no Centro.

A pesquisa que tem sido conduzida por Lima busca o desenvolvimento de semicondutores a base de Óxido de Zinco (ZnO), utilizando o método hidrotermal assistido por microondas. Atualmente, a investigadora busca correlacionar o tempo de síntese do material com a variação de morfologia em temperatura constante.

O método empregado ajuda na compreensão da cinética de crescimento das nanopartículas, a partir de suas propriedades óticas e sensoras. Isso permite que, a partir do controle da morfologia e das superfícies do material, seja possível observar as alterações em suas propriedades fotoluminescentes, possibilitando sua correlação com a ordem – desordem das nanopartículas e com suas propriedades.

Por intermédio, deste método pode-se estudar a cinética de crescimento das nanopartículas, em função das propriedades óticas e sensoras. O controle da morfologia e de determinadas superfícies se pode observar as alterações nas propriedades fotoluminescentes, que são diretamente correlacionadas com a ordem-desordem das nanopartículas e suas propriedades.

Já a investigação desenvolvida por Gurgel, encontra-se na fase de realização de cálculos mecânico quântico em semicondutores para posterior correlação com os resultados experimentais obtidos também pelo método hidrotermal assistido por microondas, permitindo uma análise mais precisa das variações de morfologia em função das superfícies teóricas/experimentais e de suas propriedades semicondutoras.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *