Araraquara

Arte ao Centro, Portugal-Brasil tem início nesta quinta-feira (25)

Arte ao Centro, Portugal-Brasil tem início nesta quinta-feira (25)
Duas exposições abrem a programação no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, a partir das 20 horas

8:38| 25/08/2016
Tadeu Queiróz

O Projeto “Arte ao Centro: Conexão Cultural Portugal–Brasil” – que faz uma relação de intercâmbio cultural entre os municípios de Torres Vedras e Araraquara – abre sua programação oficialmente nesta quinta-feira (25) dentro das comemorações de aniversário de 199 anos da Morada do Sol. A abertura conta com duas importantes exposições no Palacete da Rosas Paulo A.C. Silva: “Torres Vedras – Arte Contemporânea” e a individual “Aquarelas de António Bártolo”.

A abertura oficial do evento terá o przaer de receber a comitiva portuguesa,  além de autoridades locais, artistas plásticos e gestores culturais. A programação é gratuita e aberta a quaisquer interessados.

 A exposição “Torres Vedras- Arte Contemporânea” reúne uma significativa mostra de artistas visuais portugueses com intensa produção nas mais diversas áreas das artes visuais, com exposições por toda a Europa. Seus trabalhos serão vistos pela primeira vez no Brasil, totalizando15 obras.

Convidados pela curadora da Galeria Municipal Paços, Catarina Sobreiro, os artistas que fazem parte desta mostra são: Ema M, João Francisco, João Henriques, João Paulo Barrinha, Olga Neves, Patrícia Sobreiro, Pierre Paolo Linares.

Já o mestre aquarelista António Bártolo, que vem com exposição indicidual, é um artista conhecido por toda a Europa e que vem pela segunda vez ao Brasil. A primeira, por indicação do artista plástico Lauro Monteiro, Bártolo foi o artista convidado para o Encontro Internacional de Aquarelas de Paraty em 2015, onde fez vários trabalhos que são apresentados nesta individual, que conta com 25 obras em vários formatos.

António Bártolo radicado em Torres Vedras, nasceu em Angola e ainda jovem  transferiu residência para Portugal, onde trabalhou com artes visuais e publicidade. Desenvolve demonstrações e oficinas por toda a Europa e é organizador e curador do Encontro Internacional de Aquarelas de Santa Cruz, praia do município de Torres Vedras, que  recebe anualmente este importante evento artístico.

Segundo o aquarelista, “não fui eu que escolhi a aquarela, foi ela que me escolheu. Pintar é para mim uma necessidade vital, pois há emoções que só a pintura pode revelar. Só temos de ousar e ultrapassar os limites da nossa imaginação. Conhecer bem o papel, as cores e os pincéis, porque todos participam na realização do trabalho”, defende.

Vale destacar que  muitas pessoas poderão ver  o artista pintando pelas ruas de Araraquara, pois além da exposição, Bártolo realizará uma demonstração pública e um workshop  no próximo sábado (27 de agosto), às 9 horas, em frente ao Museu Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo e também ministrará oficinas no SESC, durante a exposição da Escola de Belas Artes de Araraquara.

A participação  da demonstração e workshop de aquarela no sábado é livre e gratuita. Os participantes devem levar material de aquarela e se inscreverem na hora da atividade. Para as oficinas no SESC, há necessidade de inscrições prévias.

O Palacete das Rosas está localizado à Rua São Bento, 794, no Centro da cidade. O horário de visitação das exposições é: de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45. Toda a programação é gratuita.

Na foto: o mestre aquarelista António Bártolo

SERVIÇO:
Abertura Oficial do Projeto “Arte ao Centro”, com a inauguração das exposições:
• Coletiva de Artistas Contemporâneos de Torres Vedras
• Individual de Aquarelas de António Bártolo

Data: quinta-feira (25/08)
Horário: 20 horas
Local: Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva

Entrada franca

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *