Araraquara

Ataque a comboio do partido no poder na Índia faz cinco mortos

| IDNews | LUSA |Via Notícias ao Minuto  |

Pelo menos cinco pessoas foram mortas hoje por rebeldes maoistas que atacaram um comboio do Partido Bharatiya Janata (BJP), no estado indiano de Chhattisgarh, dois dias antes das eleições no país, informou a polícia indiana.

Os rebeldes detonaram um artefacto caseiro antes de dispararem contra o comboio do BJP, partido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, segundo Girdhari Nayak, um responsável policial do estado, que fica no centro do país, citado pela agência de notícias francesa AFP.

A Press Trust of India, citada pela agência de notícias AP, relatou que o ataque ocorreu hoje no distrito de Dantewada, em Chhattisgarh, que é um bastião insurgente, e apenas dois dias antes do início de eleições gerais que vão ocorrer em várias fases na Índia.

De acordo com a AP, os meios de comunicação indianos referiram que um legislador do estado e vários agentes de segurança foram mortos no ataque.

Os rebeldes, inspirados pelo líder revolucionário chinês Mao Tsé-tung, lutam contra o Governo há mais de quatro décadas, exigindo terras e empregos para agricultores, comunidades indígenas e pobres.

Os insurgentes afirmam ter milhares de combatentes e controlam vastas áreas do território em vários estados indianos.

O Governo considera os rebeldes como a maior ameaça à segurança interna da Índia.

Cerca de 900 milhões de eleitores vão às urnas na Índia entre quinta-feira e 19 de maio, num gigantesco processo para eleições gerais que exigem a sua divisão em sete fases.

Em disputa estarão 543 assentos da Assembleia do Povo (Lok Sabha), dos 545 assentos possíveis (dois são indicados pelo Presidente), para um mandato de cinco anos.

Simultaneamente, os eleitores irão às urnas para eleger os governos regionais dos Estados de Andhra Pradesh (sul), Arunachal Pradesh (nordeste), Odisha (leste) e Sikkim (nordeste), deixando de fora Jammu e Caxemira (norte), por requerer um amplo deslocamento das forças de segurança.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *