BrasilSLIDER

Pesquisador da Universidade do Kansas conhece laboratórios do CDMF

Pesquisador da Universidade do Kansas conhece laboratórios do CDMF
IQ/Unesp e Universidade do Kansas firmam convênio de cooperação

14JUN2017|  8h37 - JOSÉ ANGELO SANTILLI

O pesquisador Gurpreet Singh, professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica e Nuclear, da Universidade do Kansas (EUA) realizou conferências na semana passada sobre o tema “Cerâmica Derivada Molecular Precursora e Compostos em Camada para Dispositivos de Armazenamento de Energia” na Universidade Federal de São Carlos (USCar) e no Instituto de Química (IQ) da Unesp em Araraquara. O Prof. Dr. Gurpreet veio ao Brasil a convite da Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete, do IQ/Unesp, uma das pesquisadoras principais do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Durante a visita foi firmado convênio de cooperação entre o IQ/Unesp e a Universidade do Kansas, sendo a professora Maria Zaghete a responsável da Unesp pela referida cooperação.

O foco das conferências de Gurpreet em Araraquara e São Carlos foi sobre seus trabalhos recentes para a interface de materiais 2-D (grafeno, dicalcogenetos de metais de transição) com cerâmica derivada de precursores para produzir estruturas compostas em camadas. “Mostramos que esses híbridos são mais adequados como eletrodos flexíveis e flexíveis para baterias recarregáveis ​​e supercapacitores de alta potência / longo ciclo / alta eficiência de ciclagem”, disse o pesquisador.

Gurpreet trabalha na área geral da nanotecnologia com foco na caracterização processamento-estrutura-propriedade de materiais 2-D e cerâmicas derivadas de precursores moleculares para aplicações em dispositivos de conversão e armazenamento de energia. A pesquisa recente de Singh sobre a esfoliação de fase líquida de cristais 2D para gerar folhas atômicas finas de óxido de grafeno, tungstênio e dissulfeto de molibdênio para baterias de íons metálicos recarregáveis ​​apareceu nas prestigiadas revistas American Chemical Society e Nature Publishing Group. Pesquisas sobre revestimentos de absorvedores térmicos apareceram no teste técnico do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia. É membro do conselho editorial dos periódicos Scientific Reports e American Ceramic Society Bulletin. Também é membro regular da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) desde 2004.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *