Polícia FederalPoliticaSLIDER

PF cumpre mandado de prisão contra presidente do PSDB de Goiás

PF cumpre mandado de prisão contra presidente do PSDB de Goiás
Dirigentes e colaboradores da Saneago são apontados pelas investigações por promover licitações fraudulentas por meio de contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema

8:41| 24/08/2016
Operação Decantação

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou em Goiânia a operação Decantação, que investiga o desvio de R$ 4,5 milhões de dinheiro público por meio de contratos fraudulentos da Saneago, empresa de Saneamento de Goiás. Um dos mandados de prisão que estão sendo cumpridos é contra o presidente do PSDB de Goiás Afranio Leite.

Segundo a Folha de S. Paulo, entre os alvos de busca está a sede do PSDB de Goiás, que aparece como um dos beneficiários do esquema ao receber dinheiro ilícito por meio de doações legais e também via caixa dois.

Dirigentes e colaboradores da Saneago são apontados pelas investigações por terem promovido licitações fraudulentas por meio de contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema. Essa consultoria direcionava dinheiro a beneficiários de propina, entre eles o PSDB.

De acordo com a PF, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas do partido.

Estão sendo cumpridos 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão em Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Formosa (GO), Itumbiara (GO), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Além da sede do PSDB em Goiânia, também são alvos de busca a sede Saneago e de empresas envolvidas nas fraudes. Realizada em parceria com o Ministério Público Federal e do Ministério da Transparência, a operação evitou um prejuízo de quase R$ 7 milhões, de acordo com dados da PF.Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *