AraraquaraSLIDER

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara desenvolvem projeto de construção de horta em escola de São Carlos

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara desenvolvem projeto de construção de horta em escola de São Carlos
Atividade é orientada pela professora Jaqueline Evangelista

23JUN2017|  15h58 - Assessoria de imprensa da Uniara

Os estudantes do terceiro ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Natália Sammarco Zecchin e Walter Machado Bueno, estão desenvolvendo um projeto de construção de uma horta na Escola Planeta Kids, de São Carlos, orientados pela docente da graduação, Jaqueline Evangelista, que informa que a parceria começou neste ano.

“Eles preparam a terra e as mudas, explicam os processos para as crianças, que têm entre um e seis anos, plantam e depois colhem. O trabalho é feito bimestralmente, onde temos como objetivo o incentivo ao contato com a natureza, que é muito importante para essa faixa etária. É quando as crianças se desenvolvem cognitivamente, relacionando o desenvolvimento da afetividade e da socialização”, explica a professora.

Essa vivência, segundo ela, facilita ainda mais o crescimento dos estudantes. “Acreditamos que, quando esse contato é bem explorado, o ambiente natural se torna imprescindível na vida de cada um. Aprendem, assim, a respeitar os seres vivos e o espaço em que se encontram, independentemente de qual seja ele. E o projeto estimula também o gosto de experimentarem novas hortaliças, já que as próprias crianças as plantam e colhem”, destaca.

Jaqueline aponta que “foi muito interessante perceber que, mesmo o projeto já sendo desenvolvido pela escola desde 2007, a presença dos alunos do curso de Engenharia Agronômica trouxe uma maior segurança para as professoras”. “Além disso, poderemos desenvolver os processos com várias mudas, o que anteriormente não se fazia, já que eram compradas prontas somente as disponíveis naquele momento”, comenta.

O projeto será realizado durante o ano todo e, a cada dois meses, novas mudas diferentes serão plantadas, de acordo com a docente. “As próximas serão de tomatinho cereja, que já estão sendo providenciadas pelos estudantes da graduação. Dessa maneira, os alunos da escola poderão verificar várias mudas em diferentes estágios”, diz.

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da Uniara, Celia Correia Malvas, comenta que o projeto tem, além do objetivo pedagógico para os graduandos, “que utilizam na prática a teoria adquirida”, o foco social ou extensionista, “que é transferir tecnologia para a população”. “E as crianças que participam, em contato com nossos alunos, aprendem sobre meio ambiente, sustentabilidade e alimentação.  Elas passam a entender a importância do processo de produção do alimento e se tornam multiplicadores de informação para suas famílias”, finaliza.

Informações sobre a graduação da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *