Araraquara

Entidades se reúnem na Câmara para discutir Parque dos Trilhos

Entidades se reúnem na Câmara para discutir Parque dos Trilhos
O espaço é estratégico para a estruturação da paisagem urbana, mas precisamos compreender as especificidades do território

8.48| 28OUT2016
Imprensa CMA

A próxima etapa será a formação de grupos que ficarão responsáveis por cada setor do projeto

Diversas entidades estiveram reunidas no Plenário da Câmara Municipal para mais um passo do projeto Parque dos Trilhos, na tarde desta quinta-feira (27). A coordenadora Alessandra Lima e sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano apresentaram o andamento dos estudos.

“O espaço é estratégico para a estruturação da paisagem urbana, mas precisamos compreender as especificidades do território”, disse Alessandra, destacando a importância de todos os estudos que estão sendo realizados. “Essa é mais uma oportunidade de compartilharmos todos os dados e informações que temos até o momento”, completou a coordenadora.

Foi feita uma compilação de diversos estudos realizados nos últimos anos para se ter uma base do que pode ser desenvolvido no local, de acordo também com as necessidades da cidade. O projeto, que já está previsto como CEU (Corredor de Estruturação Urbana) no Plano Diretor de Araraquara de 2014, envolverá intervenções nas vias Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), Antonio Prado, superior (Vila Xavier) e entorno, e a recuperação de áreas de proteção ambiental dos córregos do Ouro e Pinheirinho.

A mediação do debate foi realizada mais uma vez pelo vereador e presidente do Legislativo Elias Chediek (PMDB), que mostrou detalhes de como o VLT (veículo leve sobre trilhos) descentralizaria o trânsito. “O objetivo agora é formar os grupos que serão responsáveis por cada setor do projeto, como mobilidade, meio ambiente e patrimônio e memória”, afirmou.

“Avançamos bastante nesse projeto, e é muito importante essa integração com diversas entidades do município”, declarou o vereador Donizete Simioni (PT), membro da comissão do Parque dos Trilhos. O vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB) também participou da reunião.

Sobre o Parque dos Trilhos

O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea e pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e Pinheirinho, através da formação de um anel verde de aproximadamente 15 km de extensão que proporcionará a continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer.

Além da preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental, o projeto possibilitará a ampliação de espaços livres de uso público voltados ao lazer, cultura, contemplação, turismo e à prática de esportes e melhorias no sistema de drenagem e mobilidade urbana.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *