Mais sabor à sopa

Mais sabor à sopa
      De entrada a menu principal, este prato é perfeito para qualquer ocasião

10:05  | 2018NOV01 | IDNews | LifeStyle | Via Notícias ao Minuto  | Foto: © iStock!

Pré-histórica, a sopa é provavelmente uma das receitas culinárias mais antigas do mundo e também uma das mais amadas. O cozimento de alimentos, como proteínas, verduras e ervas, em água fervente era uma prática comum nas eras passadas, uma vez que estes ingredientes ficavam macios, com sabor intensificado e rendiam muito mais.

Além disso, é o tipo de prato que não tem como errar! Agradando o paladar de todos ao seu redor, não há ocasião em que uma boa sopa não seja bem-vinda. Mas, encontrar o equilíbrio de sabores ideal é muito importante para preparar a sopa perfeita.

A Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, ensina dicas essenciais de como transformar sua receita em uma sopa mais encorpada, enriquecida e extremamente saborosa. Confira:

1. Para engrossar o caldo com gema de ovo ou outra proteína animal não cozida, cuidado para não esquentar demais e coalhar as proteínas. Antes de ferver, acrescente aos poucos pequenas quantidades dos ingredientes para esquentá-los gradualmente, então misture tudo e cozinhe devagar até a sopa ficar mais encorpada;

2. Para engrossar com creme de leite, use creme de leite fresco ou creme fraîche com alto teor de gordura. Isso impede a formação de grumos, mesmo fervidos. Se usar creme de leite light ou outros tipos de laticínios (sour cream, iogurte, manteiga, etc), acrescente estes ingredientes apenas no último minuto em temperatura baixa;

3. Para reduzir o risco de coalhar, escolha receitas com farinha, que ajudam a proteger as proteínas da coagulação e evita que o creme de leite solte gordura;

4. Sempre acrescente os ingredientes não cozidas na sopa em fogo baixo e em etapas para evitar cozinhá-los demais ou de menos. Primeiro, os cereais ou ingredientes firmes, como cenouras ou aipos, depois as cebolas ou outros legumes, a proteína (carnes ou frangos), o arroz ou a massa, e por último, as folhas e frutos do mar, que são mais delicados.

5. Outra dica é manter a panela tampada e aquecida na hora de servir, assim a sopa não esfria e nem perde a consistência desejada. São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença na sua receita, deixando-a com um gostinho irresistível.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *