Araraquara

Melhorias para o ensino superior gratuito são reivindicadas na Casa de Leis

Melhorias para o ensino superior gratuito são reivindicadas na Casa de Leis
   Para a estudante de Ciências Sociais, Camila Albana, que também se pronunciou na tribuna, a redução nos investimentos e o corte de…

6:01 |IDNews | 2018SET20 

   Professor e alunas da UNESP ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Araraquara para reivindicar melhorias na estrutura das universidades paulistas. De acordo com o professor João Chaves, do Departamento de Biotecnologia, da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis, e também presidente da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp), os recursos que a Unesp, Unicamp e USP recebem hoje não são suficientes para arcar com as demandas de infraestrutura das faculdades e com o pagamento dos funcionários. “Nos últimos 20 anos, o número de alunos matriculados na graduação e na pós cresceu consideravelmente com a democratização do ensino, porém o número de docentes e técnicos permaneceu praticamente o mesmo. O que está ocorrendo é um desmonte das universidades, os professores estão sobrecarregados, orientando diversos alunos ao mesmo tempo, os recursos são escassos e, consequentemente, a ciência desvalorizada”, explicou.

     Para a estudante de Ciências Sociais, Camila Albana, que também se pronunciou na tribuna, a redução nos investimentos e o corte de bolsas da Fundação Capes têm desmotivado os alunos e aumentado a evasão na pós-graduação. “É nas universidades que a pesquisa é desenvolvida. Cortar as bolsas dos estudantes é privá-los de estudar e, consequentemente, de produzir ciência no Brasil. A ciência não é só para aumentar o currículo, mas para assegurar o desenvolvimento e a soberania nacional”, justificou.

    Os participantes aproveitaram o espaço da tribuna para pedir o apoio dos vereadores no que diz respeito ao aumento das verbas para a educação durante a elaboração da LDO 2019 do Estado de São Paulo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Nesse sentido, Chaves destacou a importância da mediação entre as esferas municipal e estadual. “Precisamos que, a partir de uma articulação com os deputados estaduais, nossos vereadores endossem o aumento do repasse do governo para a educação. Atualmente, o valor destinado é inferior aos 9,57% do ICMS previstos. O governo tira do total arrecadado multas, juros de mora e dívida ativa, e a verba não contempla todas as necessidades das universidades”, justificou.

     O vereador e presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), comprometeu-se a empenhar esforços junto aos demais vereadores para a melhoria da educação. “Trabalharemos no que for possível para a manutenção das universidades públicas de qualidade”, reiterou, afirmando ainda que apresentará Moção de Apoio às reivindicações das Universidades, cobrando das autoridades envolvidas, a recomposição do investimento.

      A estudante Sofia Mara de Souza Coelho Ortolano também esteve presente.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *