Policia

PM promove audiência pública e apresenta índices de criminalidade

PM promove audiência pública e apresenta índices de criminalidade
Ato que também anunciou a troca de comando da 1ª Cia de Polícia de Araraquara
8:42| 02/06/2016
Chico de Assis

A 1ª Cia de Polícia de Araraquara apresentou o balanço do último trimestre em audiência pública realizada na tarde de terça feira (31), na sede da corporação, localizada na Via Expressa. O vereador Aluisio Braz, Boi e o ex-secretário de Segurança Pública, Tenente Santana acompanharam a apresentação dos dados, junto de autoridades da PM e sociedade civil. Na oportunidade, também foi feita a troca de comando da 1ª Cia, antes conduzida pelo Capitão Moisés Sabino Zecheto, hoje, ocupada pelo Capitão Ricardo Domingos Junior.

De acordo com o capitão Zecheto, em 2016 foram implantadas algumas ações, entre elas novos turnos da Ronda Escolar, o retorno do Patrulhamento com motos – radio-patrulha e a Base Móvel Comunitária. Além disso, ele apresentou os índices de criminalidade dos primeiros três meses, deste ano, e deu orientações de segurança, quanto a infração mais frequente ocorrida no dia a dia.

“Hoje, o que mais acontece com frequência são roubos de aparelhos celulares nas vias públicas. As pessoas ficam tão entretidas com o celular, permanecendo vulneráveis aos bandidos”, explicou o capitão Zicheto. “Também agradeço o apoio do comando e de todos os membros da corporação, pois as ações que ajudaram a diminuir alguns índices de criminalidade na cidade só aconteceram porque teve união.”

O vereador Aluisio Braz, Boi, parabenizou o trabalho do capitão Zicheto frente a 1ª Cia, bem como o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente coronel Ziul Martins. Ele também desejou boa sorte ao capitão Ricardo que dará continuidade ao trabalho já desenvolvido na 1ª Cia.

“Assistindo a apresentação dos índices de criminalidade, entendemos que a redução de alguns crimes se deu, principalmente, porque houve empenho de todos vocês. Fico ainda mais satisfeito, por saber que a prefeitura de Araraquara está mais próxima da PM e, assim, a Polícia Militar se faz mais presente em nossa comunidade”, afirmou Aluisio.

A implantação da atividade delegada na cidade, também foi comentada por Aluisio. “Na última semana conseguimos, junto ao prefeito Marcelo Barbieri, com apoio do vereador suplente, Tenente Santana, viabilizar a atividade delegada que, sem dúvida, irá fortalecer, ainda mais, a segurança em Araraquara”, ressaltou o vereador.

Para o comandante tenente coronel Ziul, a política da atividade delegada é muito bem vinda à cidade. “Muitos dos nossos policiais, hoje, já praticam a atividade delegada em outras cidades que tem permissão para exercer a ação, como, por exemplo, São Carlos. Agora, esses PM´s terão a oportunidade de contribuir com a segurança de Araraquara. Esta é uma grande conquista para a população do nosso município, que mostrou ter força política”, evidenciou o Comandante.

A Guarda Municipal (GM) também foi representada na audiência pública pelo gerente de Projeto e Articulação da Secretaria Pública, Alexandre Pomponi, que levou a instituição os parabéns pela atuação no apoio a PM.

Índices

Comparando os índices registrados no primeiro trimestre de 2015 e 2016, os números de embriaguez ao volante caíram de 20 para 14; letalidade violenta caiu de 2 para 0; já, os índices de roubo, não incluindo veículos, saltaram de 63 para 83. Os registros de infração de trânsito também foram reduzidos, de 992 para 445, e, segundo o capitão Zicheto, esses números foram reduzidos, devido o aumento da fiscalização por parte da PM.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *