Araraquara

Tecnologia para notificação de exposição à Covid-19 não é utilizada em Araraquara 

Tecnologia para notificação de exposição à Covid-19 não é utilizada em Araraquara 

Vereador Rafael de Angeli solicita esclarecimentos sobre falta de registros na região

IDN – ARARAQUARA

O vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicitou, via Requerimento nº 1098, esclarecimentos à Prefeitura sobre o não fornecimento, em nossa região, de token específico para a tecnologia Application Programming Interface (API), de notificação de exposição da Covid-19 nos sistemas operacionais iOS (iPhones) e Android, que permite às autoridades de saúde pública oferecerem aplicativos que podem alertar os usuários quando expostos ao vírus.

Segundo o parlamentar, ao testar positivo para a Covid-19, em novembro de 2020, ele mesmo tentou fazer o registro no site “Valida Coronavírus SUS”, do Ministério da Saúde, para gerar o token exclusivo e, posteriormente, informar anonimamente pessoas que poderiam ter tido contato com ele, por meio da tecnologia mencionada, mas a informação obtida foi: “Não encontramos nenhum teste positivo ao COVID-19 na base de dados do Ministério da Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima para regularização”.

Mediante o fato descrito, Angeli requereu explicações documentadas, informando o motivo pelo qual a cidade de Araraquara não está utilizando essa ferramenta. De acordo com o vereador, a tecnologia é muito importante no combate à Covid-19, pois os dados de movimentação podem ser úteis para governos e autoridades de saúde na proteção de populações de alto risco, além de servirem de base para novas políticas públicas, ao indicar a variação no número de pessoas dirigindo, caminhando ou usando o transporte público nas comunidades.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *