Araraquara

Criação de ‘Memorial em Homenagem às Vítimas da COVID-19’ é sugerida à Prefeitura

Criação de ‘Memorial em Homenagem às Vítimas da COVID-19’ é sugerida à Prefeitura

Vereador Paulo Landim (PT) sugeriu o plantio de ao menos uma árvore em homenagem a cada vítima da COVID-19


Com o objetivo de impedir que a dor de centenas de famílias caia no esquecimento, o vereador Paulo Landim (PT) encaminhou a Indicação nº 2693/2021 ao Executivo, destacando a necessidade de o Município criar um “Memorial em Homenagem às Vítimas da COVID-19” na cidade de Araraquara, que, no último dia 17, já contabilizava 483 óbitos decorrentes da doença.
O parlamentar sugeriu a instalação do “Memorial” em área de preservação ambiental a ser definida, e o plantio de, ao menos, uma árvore em homenagem a cada vítima da COVID-19 em nossa cidade, além da criação de uma cápsula do tempo, de forma a abrigar materiais como cartas, textos e fotos, bem como outros itens que expressem os sentimentos individuais e coletivos nesses tempos de pandemia, servindo assim de material reflexivo e histórico para as gerações futuras. Ele sugere ainda a construção de um monumento em homenagem às vítimas.
“Neste cenário adverso de grande desafio da saúde pública, é preciso preservar a memória das vítimas da pandemia, prestando homenagem às pessoas que tiveram suas vidas interrompidas por consequência da doença, principalmente aos profissionais de saúde”, frisou Landim.
O vereador lembrou ainda que, por causa das características da doença, a pandemia impõe a ausência das formas tradicionais de despedida, impedindo os ritos religiosos, resultando na ampliação dos sentimentos de angústia, perda e sofrimento entre os entes queridos. “Por isso, é preciso oferecer ao povo araraquarense um local de luto e de homenagem. Valorizar a memória dos entes queridos é também uma forma de fazer o luto e superar a dor”.
Landim completou afirmando que “cada civilização tem sua forma de lembrar os mortos, abrindo assim caminho para a celebração de novas possibilidades de vida. Narrar e registrar este acontecimento é assumir nossa responsabilidade com o futuro numa perspectiva coletiva e inclusiva. Desta maneira e considerando a importância deste Memorial para homenagear e jamais esquecer as vítimas do novo coronavírus, acredito que esteja justificada a importância desta propositura.”

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *