SLIDER

Células-tronco podem auxiliar tratamento contra a aids

Células-tronco podem auxiliar tratamento contra a aids
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que células-tronco modificadas geneticamente podem atacar células infectadas pelo HIV em organismos vivos

Com o avanço da medicina, a esperança de cura para aqueles que já têm o vírus evoluiu. Uma nova terapia com células-tronco pode ser uma grande aliada no combate à doença. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que células-tronco modificadas geneticamente podem atacar células infectadas pelo HIV em organismos vivos.

Para chegar à conclusão, os cientistas modificaram células-tronco humanas do sangue e descobriram que elas podem formar células T maduras (linfócitos), que tem o potencial de atacar o HIV nos tecidos onde o vírus reside e se reproduz.

O estudo foi feito em um roedor, espécie animal na qual a infecção pelo HIV se assemelha à doença e sua progressão em seres humanos. Em uma série de testes realizados duas e seis semanas após a introdução das células modificadas, os pesquisadores descobriram que o número de células CD4 “ajudantes” das células T, que se esgotam durante a infecção pelo HIV, aumentou, enquanto os níveis de HIV no sangue diminuíram.

Para o hematologista e diretor técnico da Criogênesis, Dr. Nelson Tatsui, esses resultados, extremamente positivos, podem levar a novas abordagens para o tratamento da doença. “As perspectivas da medicina regenerativa são enormes. Vale considerar que a ciência está em constante evolução e, certamente, ainda temos muito a descobrir. O fato é que as células-tronco já salvam muitas vidas”, complementa.

RAFAEL DAMAS

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Células-tronco podem auxiliar tratamento contra a aids

  • Diego

    quando começa em seres humanos, e está previsto pra quando esse tratamento?
    um parente meu ta com o virus :'(

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *