Araraquara

Futebol amador é tema de audiência pública na Câmara Municipal 

Futebol amador é tema de audiência pública na Câmara Municipal
   Segundo o professor de Educação Física, Giovani Henrique Peroni, a maioria dos times não estão regulares junto à Liga Araraquarense de Futebol (LAF), sendo... 

14:08 |IDNews| 2018AGO14  | 

Futebol amador de Araraquara em pauta. Na última segunda-feira (14), foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal, a audiência pública sobre a regularização da categoria esportiva no município. O vereador Cabo Magal Verri (PMDB) foi o autor do requerimento que convocou o evento. “Após uma denúncia, constatamos diversas irregularidades nessa área. O objetivo dessa discussão é apontar caminhos para sanar esses problemas em prol dos atletas”, destacou.

Segundo o professor de Educação Física, Giovani Henrique Peroni, a maioria dos times não estão regulares junto à Liga Araraquarense de Futebol (LAF), sendo que esta, por sua vez, também não está em dia com a Federação Paulista de Futebol (FPF). “Por falta de entrega das atas de reunião de eleição, pela não contribuição financeira e outras pendências, a LAF não está regular. Além disso, os próprios times amadores não contribuem adequadamente com a Liga.”

Atletas desamparados

Para o especialista, sem essa regulamentação, o próprio atleta fica desamparado. “Os campeonatos não são oficiais devido as irregularidades. Então, o que fazer se um jogador se machuca ao longo de uma partida dessas?”

Peroni pontuou, como o primeiro passo, a organização das associações de times, segundo o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Futebol Amador que regula o esporte de forma a possibilitar a participação das equipes em diversos campeonatos.

Liga e Federação

O secretário de Esportes, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, destacou a importância dessa articulação dos times. “A Prefeitura tem muito interesse em fomentar o futebol amador, mas precisa dessa regulação para poder firmar parcerias. Nós podemos, inclusive, auxiliar, do ponto vista jurídico, nesse processo.”

Representando a LAF, o professor Luís Antônio Gonçalves da Silva afirmou que, no próximo dia 17, a Liga se reunirá com a FPF para discutir a regulamentação. “Após essa conversa, informaremos tudo o que ficou acertado.”

Fortalecer o futebol amador

         Cabo Magal Verri frisou a importância dos diálogos. “Queremos fortalecer o futebol amador, pois o esporte é fundamental para os cidadãos, contribuindo para a diminuição da criminalidade. Com certeza, essa discussão vai colaborar para a organização da categoria.”

Os vereadores Elias Chediek (MDB) e José Carlos Porsani (PSBD), a presidente da Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport), Milene Pavanelli, e diretores das equipes amadoras do município também participaram da audiência pública.

Flickr: https://flic.kr/s/aHskGdMusb

Comunicação Social da Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *