Brasil

Pesquisador do CDMF defende tese na UEPG

| IDNews  | José Angelo SantilliFoto: © Divulgação|José Angelo Santilli

Trabalho abordou as teorias relacionadas aos materiais multiferróicos

Renan Augusto Pontes Ribeiro, pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou, no último dia 26 de fevereiro, a Tese intitulada “Investigação Teórica de Materiais Multiferróicos” ao programa de Pós-Graduação do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O trabalho foi orientado por Sergio R. de Lázaro, professor do Departamento de Química da UEPG e co-orientado por Juan Andrés Bort, professor do Departamento de Química-Física da Universitat Jaume I (Espanha). A banca de avaliação do trabalho foi composta pelos professores Alexandre Camilo Junior e Lucas Stori de Lara do Departamento de Física da UEPG, Wagner Eduardo Richter,  do Departamento de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Elson Longo, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF.

A tese relacionou as propriedades multiferróicas dos titanatos ATiO3 (A = Mn, Fe, Ni) tanto no bulk quanto nas superfícies dos materiais. Entre os muitos resultados obtidos, foram publicados cinco artigos em revistas especializadas com alto indicie de impacto, incluindo um artigo selecionado para a coletânea de “Hot Papers” de 2018 do renomado jornal Physical Chemistry Chemical Physics (PCCP). Dentre os principais resultados, o autor destaca um formalismo teórico desenvolvido para relacionar as propriedades magnéticas com a morfologia dos materiais, bem como a racionalização da criação de defeitos pontuais e seus efeitos sobre as interações spin-spin.

O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Simulação Química (GSQ) da UEPG, um dos grupos em excelência na área de Simulação aplicada a estado sólido que apresenta relação direta com o CDMF. Essa relação é oriunda da formação acadêmica do professor Sergio R. de Lázaro (Diretor do GSQ) realizada sob orientação de Elson Longo na UFSCar. Nos últimos anos, o laboratório tem se destacado na linha de pesquisa voltada a modelagem de materiais magnéticos com potencial aplicação na spintrônica.

O recém Doutor Renan atuará juntamente ao CDMF no ano de 2019, contando com bolsa de Pós-doutoramento apoiada por intermédio do CNPq. A proposta inicial é avançar com a investigação teórica de materiais magnéticos, voltando-se principalmente para relação entre as propriedades magnéticas e a morfologia dos materiais.

Foto: Divulgação

Legenda: Da esquerda para a Direita: Prof. Dr. Alexandre Camilo Junior (UEPG), Prof. Dr. Lucas Stori de Lara (UEPG), Dr. Renan A. P. Ribeiro, Prof. Dr. Elson Longo (CDMF-UFSCar), Prof. Dr. Sergio R. de Lázaro (Orientador – UEPG) e Prof. Dr. Wagner E. Richter (UTFPR).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *