Araraquara

Guarda Civil Municipal moderniza sala de monitoramento

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Vereador Rafael de Angeli acompanha instalação de aparelhos de ar condicionado e novo sistema de monitoramento

Em janeiro deste ano, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na sede da Guarda Civil Municipal e constatou que a falta de aparelhos de ar condicionado na sala de monitoramento estava prejudicando o trabalho da corporação. Na ocasião, alguns monitores estavam desligados por estarem sofrendo superaquecimento. “Embora todo o monitoramento seja gravado, ações em flagrante não podiam ser detectadas para ação imediata, o que comprometia a atuação da Guarda Municipal”, observa o parlamentar, que retornou ao local no dia 27 de fevereiro para verificar se o equipamento havia sido trocado.

Angeli ficou satisfeito por saber que não apenas o ar condicionado, mas também todo o sistema de monitoramento passou por uma reformulação. No dia da visita do vereador, a operadora de telecomunicações estava instalando o serviço, que conecta 30 câmeras espalhadas pelas cidades e oito específicas para a captura de placas aos monitores da sala, de modo que os agentes possam acompanhar ocorrências em tempo real. Todas as máquinas à disposição dos guardas têm acesso a todas as câmeras da cidade, e um painel atualiza constantemente o posicionamento das viaturas. A autuação de infrações e o fechamento da ocorrência são feitos via rádio.

As câmeras também são acessíveis para os guardas que estiverem dentro de veículos. Além disso, elas são integradas à rede da Polícia Militar do Estado de São Paulo, proporcionando acesso ao banco de dados da PM. Dessa forma, se um veículo ligado a uma infração em qualquer cidade do estado estiver circulando na cidade, o software da câmera envia um alerta à Guarda Municipal, que poderá abordar o motorista, conforme a necessidade.

“É reconfortante acompanhar os avanços da nossa Guarda Civil Municipal, que significam mais segurança para as nossas escolas, nosso trânsito, serviços de saúde e tantas outras áreas nas quais atua com excelência em Araraquara”, diz Angeli, que colocou seu gabinete à disposição da corporação para eventuais demandas a serem encaminhadas ao Executivo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *