Gastronomia & Saúde

Não as subestime! Três super benefícios da batata para a saúde

Não as subestime! Três super benefícios da batata para a saúde

| IDNews® |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Quando cozidas de forma saudável e ingeridas em porções adequadas, este vegetal pode acarretar uma série de benefícios para a saúde

IDN – Gastronomia & Saúde

Bem, as batatas podem não ter a melhor reputação – sobretudo no ‘universo das dietas’. Contudo tal, garantem os especialistas, tem muitas vezes a ver com o modo como são confeccionadas. Por exemplo, batatas fritas em óleo e repletas de sal são (como já está a adivinhar) um grande não!Porém, quando cozidas de forma saudável e ingeridas em porções adequadas, este vegetal pode acarretar uma série de benefícios para a saúde.

Eis, segundo a publicação especializada Medical Daily, três benefícios da batata para o organismo: 

1. Ajuda a reduzir a pressão alta

Estudos sugerem que o consumo de batata pode ser benéfico para quem sofre de hipertensão devido ao seu alto teor em potássio, localizado sobretudo na casca do vegetal.

Num estudo, batatas especificamente de cor roxa foram associadas a uma redução da pressão diastólica e sistólica em indivíduos com excesso de peso. Contrariamente, à típica batata branca, esta variedade é rica em antocianinas e carotenóides.

Quando a batata é consumida como parte de uma dieta equilibrada pode contribuir para uma maior saciedade, atenuando assim a sensação de fome.

O seu elevado teor de fibra também influencia o modo como o organismo processa as refeições. Sobretudo no caso da batata doce, os altos níveis de fibras solúveis retardam a digestão, o que ajuda a controlar a fome, de acordo com a dietista Lindsay Malone da Cleveland Clinic, no Ohio, Estados Unidos.

3. É benéfica para o cérebro

O vegetal abundante em amido está entre as melhores fontes de vitamina B6, estimando-se que forneça entre 0,37 a 0,60 miligramas numa única porção. Estudos já demonstraram que a B6 desempenha um papel extremamente benéfico no desenvolvimento do cérebro das crianças e que pode igualmente desacelerar o declínio cognitivo próprio do envelhecimento nos adultos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *