Araraquara

ABATur defende trem turístico para Araraquara

ABATur defende trem turístico para Araraquara, proposta tem apoio da população e de especialistas formadores de opinião

Fábio dos Santos Barbosa participa como convidado na próxima reunião da Comissão Parque dos Trilhos para ocupação da orla ferroviária no dia 6 de abril às 15 horas no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, para esclarecimentos sobre projetos de trens turísticos que desenvolve no Estado de São Paulo. Fábio Fumaça como é conhecido, é consultor pós-graduado em Turismo que em 2005 foi convidado para cuidar do que restava do sistema ferroviário do Estado de São Paulo para recuperação de exemplares de Maria Fumaça, membro da Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF.

Na ocasião, Fábio Fumaça será acompanhado por vereadores e convidados e especialistas em suas áreas de atuação em visita técnica na Estação Ferroviária de Araraquara e na Estação de Bueno Andrada.

A iniciativa do convite pelo publicitário Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, tem por objetivo incluir na pauta, o estudo para implantação de trem turístico no percurso entre Araraquara e o distrito de Bueno de Andrada, em se tratando de um assunto em potencial para o desenvolvimento turístico rural no município.

A proposta apresentada pela ABATur tem por objetivo implantar o trem turístico com a restauração de uma locomotiva com quatro vagões de passageiros para passeios de turistas e visitantes entre as estações ferroviárias de Araraquara e o distrito rural de Bueno de Andrada. O projeto absolutamente viável que conta com apoio da população e de formadores de opinião, foi estimado em aproximadamente R$ 3 milhões e necessita de um projeto técnico-profissional para implantação, assim como foram realizados projetos em outras cidades paulistas. “Esse é o momento propício para as tratativas do projeto para implantação do trem turístico que visa desenvolver economicamente o Turismo Rural no município com aproveitamento da linha férrea existente que liga a área urbana com a rural”, defende, Bratfisch.

A Comissão formada por vereadores já tratou da pauta sobre a captação de R$ 80 milhões para investimentos em projeto para trens VLT – Veículo Leve sobre Trilhos na área ocupada pela ferrovia na área central da cidade que tem mais de um milhão de metros quadrados, que prevê a criação de um grande parque central e a construção do novo Paço Municipal com as sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal e o projeto inicial pretende instalar novos trilhos para implantação do sistema de transporte sobre trilhos para atender os bairros Jardim das Hortênsias ao Parque Pinheirinho cruzando toda a região central em percurso de pouco mais de doze quilômetros.

i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *