Brasil

Abin monitora potenciais ‘terroristas’ no Brasil

Abin monitora potenciais ‘terroristas’ no Brasil  
Potenciais terroristas são chamados de “lobos solitários”, ou seja, não pertencem a uma organização terrorista, como o Estado Islâmico, mas agem em favor de alguma ideologia
7:54| 11/07/2016
Terrorismo

O serviço de inteligência do governo está monitorando pessoas com potencial para cometer atos de terrorismo durante as Olimpíadas do Rio

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está monitorando ao menos cem pessoas com potencial para cometer atos de violência, inclusive terrorismo, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, estas pessoas são chamadas de “lobos solitários”, ou seja, não pertencem a uma organização terrorista, como o Estado Islâmico, mas agem em favor de alguma ideologia.

A publicação cita ainda que a maior parte dos suspeitos é de origem estrangeira e está em áreas de fronteira, como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo as investigações, esse grupo de pessoas demonstra simpatia por ações terroristas do Estado Islâmico.

A apuração diz também que muitos dos monitorados têm um perfil nerd e usam as camadas mais profundas da rede para se comunicar.

A Abin planeja enviar, alguns dias antes do início dos jogos, sinais diretos para essas pessoas de atitude suspeita, a fim de que elas saibam que estão sendo monitoradas pelo governo. Ainda segundo a publicação, alguns poderão ser chamados a prestar esclarecimentos; outros devem receber a visita de agentes.

O monitoramento acontece há mais de um mês, em parceria com órgãos de inteligência de outros países e faz parte das ações preventivas para os Jogos Olímpicos do Rio.

O ministro da Justiça Alexandre Moraes disse na semana passada não achar provável que ocorra algum ato terrorista nos Jogos do Rio, porém não descartou a hipótese. “Não há probabilidade, mas há possibilidade”, disse.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *