Araraquara

Acesso ao direito do processo transexualizador pelo SUS é solicitado em indicação 

Vereadora Filipa Brunelli (PT) vê dificuldades de acesso aos serviços de saúde das pessoas transexuais e travestis


As dificuldades de acesso aos serviços de saúde das pessoas transexuais e travestis decorrem especialmente de estigmas, que são operados em níveis estruturais, institucionais e individuais, e produzidos por um modelo de assistência à saúde pautada na hetero-cis-normatividade. É o que entende a vereadora Filipa Brunelli (PT) na Indicação nº 5.115/2021, na qual solicita à Prefeitura que seja garantido o acesso, por pessoas transexuais, travestis e não bináries, ao processo transexualizador na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), nos moldes regulamentados.

“O despreparo de gestores e profissionais ao lidar com questões relacionadas com a diversidade sexual e de gênero constitui uma significativa barreira tanto para o acesso aos serviços quanto para o cuidado integral à saúde dessas pessoas. Tudo isso faz com que essas pessoas sejam alvo de preconceitos, estigmas, discriminação e exclusão. Esses aspectos potencializam as vulnerabilidades para agravos sociais e de saúde que repercutem na qualidade de vida das pessoas transexuais, travestis e não bináries”, argumenta a parlamentar no documento.

Para Filipa, são urgentes e necessárias a qualificação dos profissionais da rede do SUS e a promoção de iniciativas voltadas à redução de riscos decorrentes do uso prolongado de hormônios, do uso excessivo de medicamentos, álcool e outras drogas, anabolizantes, estimulantes sexuais, silicone industrial e afins. “Tais ações concretizam os princípios constitucionais da equidade, integralidade, universalidade e justiça social do SUS”, encerra a vereadora.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *