Araraquara

Agenda Cultural  neste final de semana em Araraquara

 ARARAQUARA - Música, Feiras, Brincadeiras, Danças, Museu, Literatura, Sarau, Exposições, Cinema e muito mais

Foto: Divulgação Sesc 

Música 

 

Nesta sexta-feira (19), no Sesc, o palco será do grupo Água de Vintém, dentro do projeto Choro a Sexta. Já no domingo (21), às 16 horas, o grupo Guiropa vai agitar o público com muita animação e ritmos envolventes. Os dois shows são gratuitos.

 

Feiras 

 

Mais feiras de economia criativa neste final de semana. Nesta sexta-feira (19), das 17 às 22 horas, tem GiraFeira na Praça do Carmo. No sábado (20) e no domingo (21), das 9 às 18 horas, 2ª Feira de Cultura Indígena de Araraquara, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear). Das 10 às 19 horas, no Parque Infantil, Feira Pets & Veg. Das 10 às 20 horas, na Praça Pedro de Toledo, tem Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”, com shows de Bonde das Batukeras (14 horas) e Baile do Lima (17 horas). Já no domingo (21), das 9 às 17 horas, Feira do Botânico no Parque do Botânico.

Brincadeiras 

O brincar é uma das formas pelas quais crianças se comunicam e interagem com o mundo e, não à toa, é um aspecto que facilmente vem à mente quando se pensa em infância. Mas, além de um ato de brincar, é também um meio de investigação e criação que aflora a relação de crianças com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Compreendendo essa relevância, o Sesc realiza a Semana Mundial do Brincar – que acontece entre os dias 20 e 28 de maio, trazendo como tema: A Natureza no Brincar. No sábado (20) e no domingo (21), a atividade gratuita será realizada das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Crianças de até 6 anos deverão estar acompanhadas de responsáveis.

Dança 

No cenário criado pela Cia Etra, dezenas de balões flutuam pouco acima do solo, formando um tabuleiro que ganha vida com o movimento dos artistas, que aos poucos vão convidando o público a um passeio por esse universo lúdico e tão envolvente transformado pela presença dos balões. Balões Vermelhos, no sábado (20), a partir das 16 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Museu 

Até sábado (20), acontece a 21ª Semana Nacional dos Museus, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A programação gratuita envolverá atividades como as palestras “Patrimônios e sustentabilidade” e “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar”. Mais informações aqui.

Literatura 

No domingo (21), às 10h30, na Chácara Sapucaia, localizada na Rua dos Libaneses, 1111, no Jardim Ártico, tem lançamento do projeto “Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão” e posse da Academia Araraquarense de Letras.

Sarau 

A partir das 16 horas do domingo (21), acontece o Sarau da Resistência LGBTQIA+, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+, localizado na Avenida Espanha, 536, no Centro.

Exposição I 

 

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Exposição II 

Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes tanto na teoria como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até 16 de julho, no Sesc, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (16) 3301-7528.

 

Cinema 

 

Entre os dias 22 e 24 de maio, Araraquara recebe o projeto “Cine São Paulo Caedu”, que promoverá sessões gratuitas de cinema para crianças, jovens e adultos. A sala de cinema, localizada no Espaço Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150, Valle Verde), terá sessões com apresentação de títulos de grande sucesso de bilheteria. Os ingressos são gratuitos, individuais e distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início da exibição do filme. A pipoca e o refrigerante também são gratuitos. Veja a programação completa:

Segunda (22/05) 

8 horas: Moana

10 horas: Hotel Transilvânia 2

14 horas: Dois irmãos – uma jornada fantástica

16 horas: Pluft, o Fantasminha

19 horas: Alladin

Terça-feira (23/05) 

8 horas: Wi-Fi Ralph

10 horas: Pedro Coelho 2

14 horas: Encanto

16 horas: Alladin

19 horas: Pluft, o Fantasminha

Quarta-feira (24/05) 

8 horas: Os Smurfs 2

10 horas: Frozen II

14 horas: Dois irmãos – uma jornada fantástica

16 horas: Pluft, o Fantasminha

19 horas: Encanto

 

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

– Guardiões da Galáxia: Volume 3 

– Super Mario Bros 

– Velozes e Furiosos 10 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

– Velozes & Furiosos 10 

– Guardiões da Galáxia Vol. 3 

– Super Mario Bros. O Filme 

– Beau Tem Medo 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *