AraraquaraEducação & Cultura

Alex Lima interpreta Gonzagão no Choro das Águas

Alex Lima interpreta Gonzagão no Choro das Águas  
Show dia 17 (domingo) “Canções e Histórias do Mestre Lua” será domingo, na Praça do Daae, com entrada gratuita

8:57| 17/07/2016
Tadeu Queiróz

Alex Lima chega para o Choro das Águas, na tarde deste domingo (17), na Praça do Daae, com um show que reúne causos e músicas de um dos grandes ícones da cultura popular brasileira: Luiz Gonzaga. Além de música, o evento conta com artesanato e tendas de alimentação. As atrações do Choro têm início às 16 horas, com entrada gratuita.

A Feira de Artesanato abre o evento às 16 horas, com a produção dos artistas da cidade e região cadastrados na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades). No mesmo horário, o grupo Criar’t apresenta contação de histórias e realiza recreação com as crianças.

Para fechar o programa, o músico Alex Lima, a partir das 18 horas, apresenta “Canções e Histórias do Mestre Lua”, com um repertório marcado por canções conhecidas e outras nem tanto do artista homenageado. Acompanhado por mais dois músicos, Alex Lima – que assina a direção do show – realiza uma apresentação que proporciona conhecimento da importância da obra do Mestre Lua, e lança a proposta de valorizar esse que foi um dos ícones da cultura popular brasileira em um espetáculo de música cantadas e contadas.

“A Obra de Luiz Gonzaga mostra a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, bem como as crenças, os valores e, de forma mais ampla, o modo de viver do povo Nordestino”, aponta Alex.  “Foi uma das mais completas e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado”.

Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950).

Toda a programação do Choro das Águas é gratuita. A Praça do Daae está localizada na Fonte Luminosa, à Av. Bento de Abreu.

SERVIÇO:

Choro das Águas apresenta “Alex Lima”

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Av. Bento de Abreu, s/nº)

Data: domingo (17 de julho)

Horário: a partir das 16h: Feira de Artesanato, 18h: show musical

Grátis

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *