Educação & Cultura

Aluna de Administração da Uniara é autora principal de artigo publicado na revista Brazilian Journals of Business

Conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente na internet


A estudante do curso de Administração presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, Camila Vulcano Bergamin, é a autora principal de um artigo publicado na revista Brazilian Journals of Business – BJB. O conteúdo corresponde ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da aluna, orientada pelo professor da graduação e um dos coautores do artigo, Ricardo Bonotto.

Intitulado “O intraenpreendedorismo como vantagem competitiva para as empresas”, o estudo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3GNpWdU. “O intraenpreendedorismo pode ser compreendido como aquele funcionário que possui comportamentos empreendedores dentro das organizações, mas que não abre uma empresa para que possa empreender. Ele pode desenvolver esse comportamento no ambiente em que trabalha e, assim, colabora para o destaque dessa empresa no mercado, propondo ideias inovadoras para que ela adquira uma vantagem competitiva perante seus concorrentes”, explica Bergamin.

Ela aponta que “a prática do intraempreendedorismo nas empresas gera impacto na sociedade, pois é uma forma inovadora, que muda completamente a visão de um funcionário, visto que, ao invés de fazer somente as funções do cargo, ele busca entender o que a organização precisa para que se tenha um diferencial entre as demais”.

Bonotto coloca que “temos várias vertentes e teorias no empreendedorismo, sendo a mais conhecida aquela na qual uma pessoa tem uma série de habilidades que diferenciam o empreendedor, no caso, de um ‘simples empresário’”. “Qualquer um pode ser empresário desde que abra um CNPJ, e o empreendedor, teoricamente, é um empresário com uma série de características e treinamentos que fazem com que a empresa prospere”, esclarece o orientador.

Ele menciona que o conceito de intraempreendedorismo é mais recente – “tem uns dez ou quinze anos” -, e reforça que se refere “àquela pessoa que detém as características empreendedoras, mas por uma decisão própria, não quer abrir uma empresa”. “Assim, ela coloca à disposição da empresa onde trabalha essas características empreendedoras, como proatividade”, completa o docente.

Atualmente, o intraempreendedorismo “é o que buscamos no funcionário”, de acordo com Bonotto. “Falamos em Administração 4.0 e em buscar esse perfil de colaborador. Acredito que esse seja o ponto central do TCC da Camila: mostrar que há uma outra definição para o empreendedorismo, além daquela na qual a pessoa simplesmente quer abrir uma empresa”, detalha.

Para o coordenador do curso de Administração presencial, Eduardo Rois Morales Alves, “é uma felicidade a publicação do artigo em relevante periódico científico”. “Trata-se de mais uma sinalização de que estamos no caminho certo da boa formação em gestão e negócios. Parabéns à Camila, nossa mais nova administradora, e ao professor Ricardo Bonotto, orientador do trabalho, pela relevante conquista acadêmica”, finaliza.

Além de Bergamin e Bonotto, as outras coautoras do artigo são a também professora da graduação de Administração presencial, Larissa Camerlengo Dias Gomes, e a professora-tutora de cursos à distância e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Uniara, Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro.

Informações sobre o curso de Administração presencial da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *