Educação & Cultura

Aluna de Biologia da Uniara estuda densidade de mamíferos com cascos nas patas

Jhenifer Marques Pires foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica da FAPESP

A aluna do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jhenifer Marques Pires, foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP pelo estudo “Estimativa de densidade de ungulados neotropicais”, orientado pelo professor Márcio Leite de Oliveira.

“Ungulados são mamíferos que possuem cascos, como cavalos, porcos e cervos, e o objetivo do projeto, que está em seu início, é descobrir se diferentes métodos utilizados para estimar a densidade das espécies, podem produzir resultados diferentes. Se houver diferenças, as estimativas de densidade das espécies podem estar sub ou superestimadas, sendo necessário muito cuidado na hora de avaliar se as espécies estão se extinguindo ou não”, explicam Pires e Oliveira.

Eles salientam que a estimativa de densidade dos ungulados neotropicais é socialmente importante, “pois fornece dados cruciais para a gestão da fauna, auxiliando na tomada de decisões sobre conservação, manejo e políticas públicas relacionadas à biodiversidade”.

“Além disso, o conhecimento da densidade populacional dos ungulados contribui para o monitoramento e preservação de ecossistemas, promovendo um equilíbrio ambiental sustentável e a proteção da diversidade biológica. É importante ressaltar, também, que ungulados são importante fonte de proteína para populações indígenas em todo o planeta”, finalizam.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *