Educação & Cultura

Aluna de Biomedicina da Uniara estuda efeito de enzima como possível bloqueio de células cancerosas

Orientado pela professora Miriane da Costa Gileno, trabalho de Yasmin Said Pereira Moghrabi foi contemplado com bolsa do PIBIC/CNPq da universidade

A estudante do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Yasmin Said Pereira Moghrabi, foi uma das contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade pelo “Estudo da função de neutrófilos na presença de heparina de baixo peso molecular”, orientado pela professora Miriane da Costa Gileno.

A docente conta que trabalha com neutrófilos, “que são um dos tipos de glóbulos brancos”, e com uma enzima de neutrófilo, chamada mieloperoxidase. “Ultimamente, além de ter a função de defesa imunológica, o neutrófilo tem demonstrado uma importância muito grande e implicação em muitas doenças, em várias pesquisas, na iniciação e progressão de diversos tipos de câncer. Ele pode tanto potencializar quanto estar envolvido no desenvolvimento de tumores”, contextualiza.

Já se sabe, segundo ela, que o neutrófilo “está envolvido na formação de ‘armadilhas extracelulares’ chamadas NETS, que também estão envolvidas na participação de várias doenças e nesse desenvolvimento tumoral”. “Temos um aumento da formação de NETs em pacientes com câncer e com trombose. Também foi demonstrado, por exemplo, que pacientes que estão com câncer têm aumento de tromboembolismo venoso, e a heparina de baixo peso molecular, que é o que usamos no nosso trabalho, é o padrão de tratamento nesses casos de tromboembolismo”, esclarece.

Dessa maneira, a intenção do estudo, de acordo com a orientadora, é verificar a participação da heparina em todo esse processo, “visto que até agora ninguém demonstrou qual é o efeito da heparina na formação de NETs”. “Nesse primeiro trabalho da Yasmin, vamos ver isso em várias funções de neutrófilos, e não especificamente das NETs. Então teremos ensaios de fagocitose bactericida na mieloperoxidase”, explica Gileno.

Moghrabi menciona, mais detalhadamente, que o objetivo do trabalho será avaliar a função neutrofílica de neutrófilos de ratos. “Para isso, serão feitos testes de viabilidade celular com lactato desidrogenase, para se avaliar o impacto da heparina nas células, além da avaliação enzimática da mieloperoxidase de neutrófilos, junto com a avaliação da capacidade bacteriana e a atividade fagocitária dos neutrófilos frente a diferentes concentrações de heparina”, diz.

A relevância do estudo, segundo ela, está nos grânulos liberados por neutrófilos. “Um de seus aspectos principais é a destruição de patógenos, e é a mieloperoxidase que tem demonstrado a participação em doenças inflamatórias e crônicas, utilizando-se a heparina como um possível tratamento com estudos relacionados a mieloperoxidase, a NETs e a câncer, mas principalmente com câncer de mama, pulmão e pâncreas. Não existem estudos até os dias de hoje da heparina como bloqueador de mieloperoxidase nas células cancerosas”, finaliza a estudante.

Informações sobre o curso de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *