Aluna de Enfermagem da Uniara apresenta trabalho no XIV Congresso Anual de Iniciação Científica nesta quarta, dia 18

Aluna de Enfermagem da Uniara apresenta trabalho no XIV Congresso Anual de Iniciação Científica nesta quarta, dia 18
Estudo de Priscilla de Souza Sampaio foi um dos 26 selecionados, entre mais de mil

18OUT2017 | 10:44   - Assessoria de imprensa da Uniara

O trabalho da estudante do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Priscilla de Souza Sampaio, relacionado a tuberculose, será apresentado no “XIV Congresso Anual de Iniciação Científica – CAIC” nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 14h30, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. O estudo foi um dos 26 selecionados, entre mais de mil.

Intitulado “Avaliação dos contatos de tuberculose em um município do interior do Estado de São Paulo, de 2013 a 2015”, a pesquisa foi orientada pela professora da graduação, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero. “Fiz uma investigação dos contatos de tuberculose e, com base nos dados levantados naquele momento, por meio de fontes secundárias de prontuários e do sistema institucional, foi verificado que o Programa de Controle de Tuberculose do município em questão não faz uma avaliação completa desses pacientes, ou seja, não faz uma busca ativa”, afirma Priscila.

Dessa maneira, ela aponta que pacientes acabam desenvolvendo a enfermidade e adoecendo. “No levantamento primário, foram encontrados 229 contatos, dos quais 44 eram sintomáticos e noventa eram assintomáticos, e o restante foi dispensado. Não foram encontradas informações quanto aos desfechos desses dispensados. É um tema bastante relevante”, destaca.

As expectativas para a apresentação no XIV CAIC são grandes. “Estou um pouco ansiosa, mas acredito que vai dar tudo certo. Isso mostra que é possível acreditar que outras pessoas possam se interessar por fazerem pesquisas e apresentarem trabalhos em congressos. Os 26 trabalhos aprovados serão publicados na revista Ciências da Saúde”, finaliza a estudante.

Detalhes sobre o evento estão disponíveis no endereço www.caic.famerp.br. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *