Araraquara

Alunas do Senac revitalizam Centro de Referência da Mulher em Araraquara

Alunas do Senac revitalizam Centro de Referência da Mulher em Araraquara

| IDNews|Brasil | Senac | Fernanda Chiossi

Estudantes reciclaram e reaproveitaram materiais de marcenarias e descartes para concluir a transformação

IDN/Interior/Araraquara

Alunas do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Araraquara conseguiram alegrar a vida das mulheres que procuram acolhimento e orientação no Centro de Referência da Mulher (CRM). Inspiradas na música e no empoderamento feminino da cantora Iza, nove estudantes da formação deram vida e revitalizaram a sala de acolhimento da entidade com o projeto “Dona de Mim”.

O CRM visa coibir qualquer tipo de violência contra a mulher, garantindo atendimento psicológico e social com orientações e encaminhamentos jurídicos às vítimas. O projeto começou quando uma das alunas do curso esteve no local e relatou a situação para as colegas de classe.

Com a descrição, o grupo percebeu que o centro necessitava de um ambiente ainda mais acolhedor, harmonioso, aconchegante e que proporcionasse bem-estar às mulheres que buscam ajuda. “Devido à situação sensível de quem passa pelo centro, consideramos a revitalização do espaço. Fizemos análises e logo identificamos que o mobiliário não estava adequado. Então, algumas peças foram doadas e outras descartadas, pois estavam muito desgastadas”, conta Edina Souza, aluna do curso.

Durante a reforma, foram utilizadas técnicas de design sinestésico para a criação de espaços de bem-estar, que despertam sensações positivas a partir da audição, olfato, visão e paladar. Para isso, cores, aromas, texturas e sons próprios foram aplicados ao ambiente, sempre com a orientação de docentes da unidade.

“Tudo foi pensado para promover a segurança de quem frequenta o centro, fazendo com que as mulheres se sintam acolhidas e abraçadas, tornando o ambiente ainda mais humanizado e facilitando o atendimento de quem busca auxílio”, ressalta Daiane Souza, também aluna do curso técnico.

Para encontrar um equilíbrio entre o que era necessário e o que poderia ser reaproveitado, foi utilizada a reciclagem e o reaproveitamento de matérias já existentes no local. Além disso, as estudantes procuraram itens que poderiam dar um toque especial. Assim, pneus, baldes, copos, embalagens e moldes de papelão ganharam um novo ciclo de vida.

Diego Leme de Oliveira, coordenador de área do Senac Araraquara, destaca que o projeto “Dona de Mim” reforça a metodologia da instituição, em que o ensino está atrelado a projetos reais e significativos. “Iniciativas como esta extrapolam a sala de aula e envolvem diversas áreas do Senac, empresas e órgãos públicos, possibilitando o aprendizado extracurricular e experiências únicas aos participantes”.

A inauguração do novo espaço será realizada neste sábado, dia 14 de setembro, às 17 horas, e contará com a presença do prefeito Edinho Silva.

Serviço:

Senac Araraquara

Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP

Informações: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *