Educação & Cultura

Aluno do Doutorado em Biotecnologia da Uniara participa de curso sobre metodologias in vitro

Atividade foi realizado na última semana, em Petrópolis, no Rio de Janeiro

O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Igor Henrique Cerqueira, participou do curso “Os princípios das Boas Práticas de Laboratório aplicados a metodologias in vitro”, promovido pelo 25° Evento da Plataforma Regional de Métodos Alternativos ao Uso de Animais de Experimentação – PREMASUL.

De acordo com Igor, o curso foi oferecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

“Na última semana, tive a experiência de aprender sobre esse tema enriquecedor com grandes pesquisadores de todo o Brasil, além de representantes de empresas e startups, bem como representantes de órgãos públicos para a disseminação de todo o conhecimento. Esse é o cenário que precisa acontecer para existir realmente um avanço econômico, uma união entre as universidades, empresas e o governo”, relata Cerqueira.

Ele conta que, “além disso, esses participantes traziam consigo ampla bagagem científica, que foi essencial para a ampliação de colaborações e parcerias que vão auxiliar no desenvolvimento tecnológico e/ou científico de nossa universidade, visto que tinham participantes de diversos polos de pesquisa, como a UNIFESP, USP, CNPEM, UFPE, FIOCRUZ, CBRJ, INMETRO e empresas/startups cujo escopo era baseado na área de biotecnologia”. “Tive a experiência de conhecer o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, bem como o Supercomputador Santos Dumont, onde foi realizado todos os dias de curso. Esses centros de pesquisa têm grande relevância científica em âmbito nacional e puderam propiciar grandes aberturas para a realização de ensaios, por meio de submissão de projetos”, completa.

O doutorando agradece a “doutora Luciene Balottin, do INMETRO, pela organização do curso e a todos os participantes que pude ter a honra de conhecer e ver a contribuição que tem para a pesquisa no país”.

A orientadora de Cerqueira no doutorado, Flávia Aparecida Resende Nogueira, conta que acompanha “as publicações da PREMASUL pelas redes sociais e identifiquei essa oportunidade de participação nesse curso oferecido por eles”. “A melhor indicação era o nome do Igor, por ser um aluno extremamente comunicativo e atencioso. Ele prontamente aceitou participar do curso. Ele passou por um processo de análise, respondeu algumas perguntas, e foi selecionado para participar do curso inteiramente gratuito. A PREMASUL bancou todos os custos dele com transporte e hospedagem”, ressalta.

“O Igor voltou bem entusiasmado, com todas as informações, aprendizado e conhecimento adquirido nesse curso. Foi um momento muito enriquecedor para a formação dele”, finaliza Flavia.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *