Educação & Cultura

Alunos de Administração da Uniara fazem competição usando simulador de situações do mundo empresarial

Premiação foi realizada na última quinta, dia 22, no NITE da universidade


Em atividade realizada na disciplina de Modelos de Tomada de Decisão, ministrada pela professora Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro, na última quinta-feira, dia 22 de junho, estudantes do segundo ano do curso de Administração presencial da Universidade de Araraquara – Uniara receberam prêmios por competição realizada com uso de um software que simula situações do mundo empresarial. O evento foi realizado no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição.

“Trata-se da implementação de metodologias ativas via simulações empresariais. No segundo ano, fizemos o uso dos jogos contratados na empresa Simulare, e os alunos competiram em uma realidade simulada. Era como se fossem os gestores das empresas que eles criaram. Foi um diferencial para os estudantes aplicarem na prática o conteúdo visto, e isso logo no terceiro semestre de formação. Foi um momento muito genuíno em que reconheceram os ganhos da metodologia ativa para ensino da administração”, destaca Ramalheiro.

O coordenador da graduação, Eduardo Rois Morales Alves, conta que a tecnologia utilizada na competição é um simulador empresarial gameficado. “É um software com alta fidelidade ao mundo real e prático, com toda a complexidade, os desafios e supostas oportunidades que a gestão das empresas apresenta. É um simulador bastante sintonizado com a questão das metodologias ativas que estamos desenvolvendo, ou seja, oferecer aulas mais interativas, nas quais os alunos colocam ‘a mão na massa’ e participam mais ativamente”, explica o docente.

Ele acrescenta que é um simulador responsivo, “ou seja, roda online em todas as mídias onde o aluno estiver – PC, tablet, celular”. “Há um conjunto de aprendizado, um pacote de instruções, manuais e conceitos que o aluno estuda para fazer as rodadas. Essas rodadas são feitas geralmente em grupos, que tomam as decisões sobre gastos de marketing, aquisição de mercadorias, contratação de mão de obra e todos os aspectos inerentes à gestão de um negócio”, detalha.

Em 2023, a simulação realizada foi a de uma fabricante de skate. “Foi uma empresa industrial, e todas as decisões pertinentes ao seu andamento são objeto de análise e de decisão dos alunos. Para isso tudo, tem-se gráficos, relatórios e análise de conjuntura, toda ela simulada e apresentada ao graduando. Então é muito interessante porque permite que ele estude sobre a estratégia do jogo, a tomada de decisão bem antes daquelas rodadas nas quais tem que definir quanto vai gastar com pessoal, se vai contratar ou demitir, se vai comprar mais ou menos insumos, se vai gastar mais ou menos com propaganda etc.”, ressalta Alves.

Além do simulador, “também investimos, na graduação, na Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, que é outra atividade de metodologia ativa, com as questões da sala invertida, ou seja, é o aluno mais propositivo, mais antenado e participando mais do processo de aprendizagem”. “O objetivo é esse, e a premiação é para estimular um pouco a competição e o desafio, e evidenciar o reconhecimento do êxito da vitória dos alunos, que é sempre algo que estimula as pessoas”, finaliza o coordenador.

Informações sobre o curso de Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *