Educação & Cultura

Alunos de Design de Moda e Publicidade da Uniara analisam, em trabalho, campanhas publicitárias da marca Benetton

Estudo foi desenvolvido na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz


Os alunos dos cursos de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara, Sophia Guerzoni Ferreira, Thayná Beatriz Matosinho e Walison Pires Marques, e da graduação de Publicidade e Propaganda da instituição, Fellipe Bilato Sgarbosa, Heloise de Oliveira e Natan Felipe Simão, desenvolveram o trabalho “United Colors do Social ao Comercial” na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.

“O intuito foi analisar as primeiras campanhas publicitárias da Benetton, uma empresa Italiana de moda mundialmente conhecida principalmente por suas campanhas publicitárias, sendo uma das pioneiras em diversificar a cor dos suéteres de lã produzidos na Itália, e que conseguiu vincular isso a uma causa social, contra preconceito racial e xenofobia”, explica Matosinho, em nome do grupo.

Ela aponta que “a primeira conclusão que obtivemos ao final do trabalho foi sobre a importância das marcas ao levantarem bandeiras para a sociedade, pois dessa forma ajudarão o mundo a combater o preconceito, como o apresentado nessa pesquisa, entre outras causas”. Isso também ajuda no posicionamento e na lembrança dessas marcas perante os consumidores”, completa.

No trabalho, também foi verificada, segundo a estudante, a importância do estudo do local onde a propaganda será exibida, “pois a repercussão poderá ser negativa ou positiva dependendo da cultura e dos costumes locais, moldando assim as peças da campanha”.

O processo de aprendizado durante o desenvolvimento do trabalho se deu de forma contínua em toda sua execução, de acordo com Matosinho. “A cada passo de análise da história da marca e de suas campanhas publicitárias, novos desafios surgiam e éramos surpreendidos com as soluções apresentadas”, relata.

Isso permitiu ao grupo aprender “sobre a influência que a cultura tem sobre as campanhas publicitárias, assim como o contrário também é real: as marcas influenciam na cultura dos países e regiões, ajudando na luta de causas por meio da consolidação de bandeiras apresentadas por meio das campanhas”.

A estudante aproveita para mencionar que a maioria das informações contidas no trabalho foram obtidas do livro “Benetton. A Família, A Empresa e a Marca”, de Jonathan Mantle. “É uma indicação de leitura para quem gosta de moda e sonha em ter a sua marca, ou até mesmo para profissionais de comunicação”, diz Matosinho.

Luiz coloca que a disciplina ministrada “foi importante para o desenvolvimento das capacidades do aluno para aprofundar os conhecimentos na elaboração de projeto de pesquisa científica”. “De forma extremamente produtiva e dinâmica, por meio das orientações dos grupos, as construções de temáticas atuais e relevantes foram surgindo e, assim, proporcionaram aos estudantes uma experiência inovadora em aprendizado com pesquisas em levantamentos de dados e buscas em referências bibliográficas”, detalha a docente.

Ela conta que “foi gratificante ter ministrado essa disciplina, pois isso gerou um aprofundamento dos conhecimentos em vários âmbitos”. “Outro fator foi a contribuição para o amadurecimento e para a capacidade intelectual do aluno em questionar e ter curiosidade para solucionar e discutir os problemas apresentados”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

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