Alunos de Design Digital da Uniara assistem a palestra sobre influências africanas na formação da cultura brasileira

Alunos de Design Digital da Uniara assistem a palestra sobre influências africanas na formação da cultura brasileira
Atividade foi realizada na última semana, na unidade I da universidade

07NOV2017 | 13:19   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto:Uniara

Na última semana, os alunos do primeiro ano do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara assistiram à palestra “Influências africanas na formação da cultura brasileira”, ministrada pelo pesquisador de Guiné-Bissau e intercambista da Unesp/Araraquara, Sumbunhe N’Fanda, na unidade I da Uniara. A atividade, realizada por meio das disciplinas “Plástica I”, da professora Fernanda de Cássia Ribeiro, e “Redação e Hipertexto I”, do docente Daniel Robledo.

“A palestra foi importante, primeiramente, para que os estudantes escrevam mais sobre o assunto e, além disso, de maneira geral, existe uma deficiência no aprendizado sobre à história do Brasil, em relação às influências africanas. Com isso, estão sendo propostas atividades com esse tema”, explica Robledo.

De acordo com ele, o convidado “tem um grande apreço por ministrar comunicações que ajudem a propagar conhecimentos e a derrubar preconceitos acerca de seu país e da África em geral”.

Fernanda comenta que a intenção é refletir sobre questões da cultura africana que são entendidas de forma estereotipada “e precisam ser desconstruídas”. “Entendemos que, a partir dessas problematizações, podemos pensar a descolonização da visão pessimista sobre o negro, pois nosso ponto de vista é eurocentrista. E, para isso, nada melhor do que alguém do próprio continente em estudo – África -, para propor algumas reflexões e contribuições”, destaca.

A atividade de N’Fanda foi relevante, segundo ela, “pois apresentou aos alunos outros saberes da cultura africana e uma pequena mostra da potencialidade desse povo ao trazer exemplos de atuação em diversos setores em desenvolvimento da sociedade”.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *