Educação & Cultura

Alunos de Psicologia da Uniara desenvolvem trabalho sobre relações interpessoais

Estudo foi produzido na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz


Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Alisson Rafael Faria de Brito, Alyne Lucato Rosalin, Bianca Pereira da Silva, Gabriely Americo de Araujo e Larissa de Cinque, desenvolveram o trabalho “Relações Interpessoais na Modernidade Líquida” na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.

“A priori, decidimos fazer esse trabalho sobre Modernidade Líquida por termos conhecido o trabalho de Zygmunt Bauman, que nos traz um questionamento sobre a contemporaneidade. Em virtude disso, observamos que as relações nos dias atuais são efêmeras e frágeis, nas quais, por pequenos motivos, já há razão para desistência”, iniciam os integrantes do grupo.

Eles comentam que, “em comparação com antigamente, na época de nossos avós, isso era considerado algo extremamente sagrado e, ao passar dos anos, foi se corrompendo por inúmeros motivos”. “Um deles é o avanço da tecnologia, no qual as pessoas preferem bens materiais a uma relação saudável. Concluímos que a fragilidade das relações está cada vez mais recorrente e algo precisa ser efeito e analisado para tentarmos salvar o que antes era tão importante”, apontam.

O tema foi escolhido, de acordo com os estudantes, “por fazermos parte desse momento atual”. “Somos um grupo que, desde o começo, questionou esse tipo de comportamento, então tivemos a ideia de pesquisarmos melhor e, assim, juntamos nossos pensamentos com nossos estudos e aprendizado, o que foi muito enriquecedor”, declaram Brito, Rosalin, Silva, Araujo e Cinque.

Luiz coloca que a disciplina ministrada “foi importante para o desenvolvimento das capacidades do aluno para aprofundar os conhecimentos na elaboração de projeto de pesquisa científica”. “De forma extremamente produtiva e dinâmica, por meio das orientações dos grupos, as construções de temáticas atuais e relevantes foram surgindo e, assim, proporcionaram aos estudantes uma experiência inovadora em aprendizado com pesquisas em levantamentos de dados e buscas em referências bibliográficas”, detalha a docente.

Ela conta que “foi gratificante ter ministrado essa disciplina, pois isso gerou um aprofundamento dos conhecimentos em vários âmbitos”. “Outro fator foi a contribuição para o amadurecimento e para a capacidade intelectual do aluno em questionar e ter curiosidade para solucionar e discutir os problemas apresentados”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *