Educação & Cultura

Alunos de Psicologia da Uniara promovem ação em prol da valorização da vida em USF

Atividade foi realizada na última sexta, dia 30 de setembro, na Unidade de Saúde da Família do bairro Cruzeiro do Sul


Na última sexta-feira, dia 30 de setembro, alunos do terceiro ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara realizaram uma ação em prol da valorização da vida, na Unidade de Saúde da Família – USF do bairro Cruzeiro do Sul. A atividade fez parte da disciplina de Estágio Básico em Saúde I, ministrada pela professora Daniela Cristina Mucinhato Ambrósio.

“O estágio básico no campo da saúde tem por objetivo capacitar o aluno da Psicologia para atuar junto das equipes de assistência frente a demandas de saúde e desenvolvimento social existentes na comunidade. Essa ação realizada pelos alunos está inserida dentro de um projeto maior, composto por variadas intervenções, que vêm sendo colocadas em prática desde o primeiro semestre deste ano e têm por objetivo fortalecer o vínculo da população com a instituição e a formação de redes de apoio dentro da própria comunidade”, explica Ambrósio.

Os estudantes Christiano Cunha e Oliveira, e Mariana Kushima, organizadores da iniciativa, relatam que, “tendo como temática o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio -, mas com foco na valorização da vida e na importância da comunidade como fomentadora e multiplicadora de saúde, fizemos, com a colaboração das agentes, atividades lúdicas – música, dança e decoração -, plantamos uma muda de ipê amarelo em frente à unidade e encerramos com um café da manhã com usuários e frequentadores da USF”.

“Essa ação corresponde a uma das intervenções propostas por nós junto aos usuários da unidade, participantes ou não do nosso grupo terapêutico semanal, e constitui parte fundamental da disciplina. Fruto de observações feitas a partir de encontros semanais que ocorrem desde o começo do ano, as intervenções têm como objetivo transformar a concepção de saúde para além do ‘corpo físico’, por meio do incentivo ao auto cuidado, à socialização e à valorização da comunidade no processo de alívio das tensões e sofrimentos pessoais, tornando cada indivíduo fomentador de saúde dentro dessa comunidade”, salientam.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cassia Haddad Penteado, a atividade representa o papel da formação que se enfatiza na graduação, “que articula teoria e prática desde a segunda série, favorecendo ao aluno compreender a inter-relação entre os aspectos teórico-técnicos trabalhados em aula e a realidade social na qual está inserido para, a partir dessa compreensão, propor intervenções e realizá-las, com vista a experimentar o cumprimento da responsabilidade social que é esperada do profissional da psicologia”.

Oliveira e Kushima comentam que a receptividade sempre foi muito grande, tanto por parte dos frequentadores quanto dos funcionários da unidade, “o que facilitou e facilita esse tipo de ação”. “Nosso estágio continua até meados de novembro e, portanto, se tudo correr conforme o planejado, ainda teremos mais dois encontros como esse, além dos que ocorrem às terças-feiras à tarde. Nesse mês que se inicia, trataremos da saúde da mulher e da conscientização sobre o câncer de mama, referente ao Outubro Rosa”, finalizam.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *