Educação & Cultura

Alunos e professora da Uniara têm artigo publicado em periódico internacional

Conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pela internet


Alunos e professora da Universidade de Araraquara – Uniara, além de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp e Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, são autores de um artigo publicado no periódico internacional Journal of Inorganic Biochemistry. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3BJR8qk.

O artigo, intitulado “Novel Ru(II)-bipyridine/phenanthroline-lapachol complexes as potential anti-cancer agentes”, tem como autores Rone Aparecido De Grandis, Analu Rocha Costa, Carlos André Ferreira Moraes, Natália Zaneti Sampaio, Igor Henrique Cerqueira, Wellington Garcia Marques, Adriana Pereira Mundin Guedes, João Honorato de Araujo-Neto, Fernando Rogério Pavan, Felipe Cerqueira Demidoff, Chaquip Daher Netto, Alzir Azevedo Batista e Flávia Aparecida Resende Nogueira.

Estudante de Medicina da Uniara e primeiro autor do artigo, Grandis relata que “nossa pesquisa busca desenvolver compostos inorgânicos com lapachol, uma substância retirada da casca do ipê roxo, e que tem alta atividade contra células tumorais”. “Os dados recém-publicados mostram que uma pequena quantidade de um de nossos compostos foi capaz de destruir células de diversos tipos de câncer, como próstata, mama, fígado e intestino”, relata.

Os resultados são promissores, de acordo com ele, “visto que nosso composto foi mais seletivo que outros fármacos utilizados na quimioterapia, como a cisplatina”. “Isso é um importante passo na garantia de menores efeitos adversos e bem-estar para o paciente em tratamento contra o câncer. Parte do estudo é desenvolvida dentro dos Seminários de Integração do curso de Medicina – SIMED, e foi apresentada na última edição do Congresso Médico Acadêmico da Uniara – COMEA”, destaca o aluno, mencionando que o trabalho teve início durante seu doutorado na Unesp e continuou com seu ingresso no curso de Medicina.

Nogueira reforça que “o estudo é sobre complexos de rutênio com potencial antitumoral, e os resultados foram promissores, principalmente contra células tumorais de próstata”. “O trabalho foi conduzido parte na Uniara – ensaios de mutagenicidade, que foi o trabalho de iniciação científica da Natália, ajudada por Igor no desenvolvimento -, parte na Unesp e parte na UFSCar”, completa.

Em relação aos autores, ela detalha que, pela Uniara, “Rone e Natália são alunos de Medicina, e Igor é estudante de Farmácia”. “Os dois últimos são estudantes do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec, sob minha orientação, e Wellington foi aluno da Medicina, mas já se formou”, detalha.

A iniciação científica é a primeira fase da carreira científica do aluno, segundo Nogueira. “O PICBiotec é um programa que busca desenvolver no aluno o pensar científico e, assim, contribui com o desenvolvimento da ciência no Brasil. Nele, o estudante aprende a organizar o trabalho e a sistematizar ideias, e adquire experiência. Considero que a principal vantagem para a vida do aluno, quando vivencia a iniciação científica, é não ter medo do novo. Com aprendizado e certa autonomia, adquire habilidade para interpretar problemas e discernimento para resolvê-los”, finaliza a docente.

Informações sobre os cursos de Medicina e Farmácia, e sobre o PICBiotec da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *