Araraquara

Aposte em novidades para turbinar sua sorveteria no inverno

Aposte em novidades para turbinar sua sorveteria no inverno
Para mostrar que sorvete não combina apenas com a temporada de calor, professora de gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro dá dicas de cardápio para o inverno

7:57 |FERNANDA CHIOSSI | 2018JUN02 | 

O inverno está chegando e, com ele, a vontade de comer alimentos quentes fica mais aguçada. Surgem, em bares e restaurantes, novos cardápios elaborados para atrair o consumidor e alavancar as vendas. Mas e no caso das sorveterias? O que pode ser feito para evitar a sazonalidade do consumo dos gelatos na época mais frio do ano? Quem dá as dicas é Daniela Cordeiro Bighetti, chef de cozinha e professora do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Segundo ela, o período demanda estratégias assertivas para que a operação continue tendo lucro. A dica principal é diversificar o cardápio, mas sem fugir do conceito de sorveteria. “Por isso, antes de fazer mudanças no menu, é fundamental que o empresário conheça o perfil dos clientes, a região que atua e o mercado”, reforça Daniela.

De acordo com a professora, é interessante criar um cardápio de inverno que inclua novidades mais quentes, como fondues de sorvete acompanhados de frutas, petit gateau, banana flambada com caldas, tortas e crumble de frutas (doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura, geralmente manteigafarinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante). “Também vale a pena diversificar nos acompanhamentos dos sorvetes, como as caldas quentes que podem ser de chocolate, amoras, morangos ou cerejas”.

Outra sugestão de Daniela é servir bebidas como chocolate quente, café, licores e vinhos. O licor de chocolate, por exemplo, combina com qualquer sabor de sorvete. “Um dos princípios básicos para o sucesso da harmonização é ter sensibilidade para avaliar a intensidade dos sabores e combiná-los”. Bolos de chocolate, banana, maça e limão, além das tortas doces, também são excelentes opções de pratos quentes para combinar com os gelatos.

Divulgue as novidades

Além de fazer as mudanças no cardápio para continuar atraindo clientes durante o inverno, a professora do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro destaca que é fundamental divulgar as novidades. “A comunicação é peça-chave, por isso, aposte em publicações nas redes sociais e em outros canais de atinjam seu público”. Daniela também indica investir na climatização e ambientação do espaço, criando uma decoração especial para a época: “é bacana disponibilizar mantas para os dias mais frios e lançar promoções de pratos para comer com amigos ou em casal, a fim de aumentar o movimento”.

Confira duas receitas especiais que vão muito bem com sorvetes:

 

Fondue de chocolate meio amargo com frutas e sorvete

Rendimento: 4 porções

Ingredientes Quantidade/Medidas
Chocolate meio amargo 300g
Creme de leite fresco 200g
Licor de laranja (opcional) 1 colher de sopa
Morangos frescos 10 morangos
Banana 2 unidades
Kiwi 2 unidades
Uva sem semente 300g
Minibola de sorvete 20 unidades

 

Modo de preparo:

O primeiro passo é higienizar as frutas, picá-las e, em seguida, cortar também o chocolate. Depois, aqueça o creme de leite e, fora do fogo, junte o chocolate picado. Mexa bem para deixar a mistura homogênea. Coloque a panela no réchaud, espécie de fogareiro de metal, em prata ou inox, usado para flambar sobremesas e sirva com as frutas.

Crumble de maçã servido com sorvete

Ingredientes Quantidade/Medidas
Maçã fugi 500g
Suco de limão 15ml
Açúcar mascavo ou demerara 40g
Manteiga derretida 12g
Amido de milho 5g
Gengibre em pó 3g
Cobertura Quantidade/Medidas
Farinha de trigo 90g
Açúcar refinado 90g
Manteiga gelada em cubos 100g
Nozes grosseiramente picadas 70g
Sal 1 pitada
Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire a semente das maçãs e divida em pedaços médios. Em seguida, misture os pedaços picados da fruta com o suco de limão, o açúcar, a manteiga, o gengibre em pó e o amido de milho. Espalhe a mistura em um refratário com 2cm de altura. Para a cobertura, misture a farinha, o açúcar, o sal, a canela em pó e a manteiga com a ponta dos dedos fazendo uma farofa. Acrescente as nozes e cubra as maçãs. Asse em forno pré-aquecido até dourar a crosta e sirva com uma bola de sorvete.

Formação na área

Para os interessados em aprender outras receitas e se aperfeiçoar no preparo de sobremesas que podem ser ótimos acompanhamentos para sorvetes, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro está com inscrições abertas para o curso Bolos e Tortas, com duração de 30 horas. Durante as aulas, os alunos vão aprender técnicas sobre os tipos de massa, cremes, recheios e coberturas, além de princípios da higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Mais informações sobre esse e outros cursos na área de gastronomia ofertados no campus estão disponíveis pelo telefone 19 3482-7000 ou pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/universitarioaguas. Aproveite também e conheça o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro  por meio da visita virtual: www.sp.senac.br/capvirtual.  

Serviço:

Curso Bolos e Tortas

Data: 25 a 29 de junho

Horário: das 14 às 20 horas

Local: Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro – Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *