AraraquaraSLIDER

Araraquara 200 anos, cidade inclusiva para PCD

Araraquara 200 anos, cidade inclusiva para PCD
Lei de Acessibilidade dos Surdos ‘Empresa Amiga do Surdo’ será ativada em março

02JAN2017| 8:19
Théo Bratfisch

Na última quarta-feira, em 1° de fevereiro, foi realizada reunião junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com a participação da secretária Maria Eloisa Velosa Mortatti, do coordenador executivo da Assistência Social, Jader José de Oliveira e da assessora especial para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, com o publicitário Théo Bratfisch como porta-voz voluntário para a Fundação Idioma Surdo, acompanhado da professora-instrutora de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Vilma Schiavinato.  

A pauta da agenda tratou da Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos ‘Empresa Amiga do Surdo’, vigente desde 1° de janeiro de 2017, que deve ser ativada no mês de março e passa ser operacionalizada pela Assessoria para Pessoas com Deficiência, através da secretaria municipal de Planejamento e Participação Popular. A Comunidade Surda da macrorregião de Araraquara compreende 24 municípios e um público rotativo mensal na cidade estimado em 30 mil pessoas com base em pesquisas de dados oficiais. A Lei n° 8.778 de 31 de Agosto de 2016, prevê que as empresas, órgãos públicos e instituições privadas, capacitem seus funcionários e colaboradores com LIBRAS para facilitação da comunicação durante atendimento público externo e interno, entre ouvintes com a pessoa surda.

Na ocasião, foi apresentado o projeto da Fundação IDIOMA SURDO que dentre as suas finalidades, vai auxiliar o Centro de Reabilitação de Araraquara para atender a demanda regional crescente por aparelhos auditivos distribuídos gratuitamente à população carente, considerando a fila de espera em 3 mil unidades até o final de 2017. Atualmente são garantidos através do convênio federal SUS – Sistema Único de Saúde, mil unidades anualmente por dez anos até o ano de 2025.

Para o mês de setembro está previsto a realização do 1° Fórum Nacional PCD de Araraquara, em se tratando de um fórum interativo em ação de conscientização aos direitos das pessoas com deficiência, em parceria com a Câmara Municipal e apoio da Prefeitura de Araraquara. “PCD é um termo ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, é o termo correto de tratamento para Pessoa com Deficiência”, ressalta, Théo Bratfisch.

Araraquara comemora 200 anos em 2017 e dentre seus predicados reconhecidos, busca o título de cidade inclusiva para pessoas com deficiência – PCD, para orgulho dos cidadãos araraquarenses.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *