Araraquara

Araraquara busca implantação de praça ecológica e disponibilização de bicicletários

Araraquara busca implantação de praça ecológica e disponibilização de bicicletários

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

Na sexta-feira (2), o vereador Roger Mendes (Progressistas) reuniu-se com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Poleto, a diretora de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Kátia de Matteo, e o gerente de Resíduos Sólidos do Daae, Agamenon Brunetti Júnior, para discutir a possibilidade de criação de uma praça ecológica sustentável no Jardim Universal.

Os próprios moradores do bairro procuraram o Daae com a proposta de transformar um espaço, que atualmente não está sendo utilizado, em uma praça para a comunidade. “Eles até já começaram a separar mudas para plantar”, informa Kátia. A Diretoria de Gestão Ambiental vê na iniciativa a oportunidade de implantar um projeto-piloto de praça sustentável que poderia ser apresentado para pontuação no programa estatal de incentivo ecológico Município VerdeAzul. “A ideia é fazer uma praça ecológica com custo baixíssimo, bancos de madeira, material reciclado, lixeiras. Tudo com envolvimento da população, que ajudará na manutenção do espaço e no cuidado das plantas”, diz a diretora.

De acordo com Sálua, é necessário, primeiramente, viabilizar a existência legal do espaço como praça, providenciando a sua matrícula. “Por enquanto, é apenas um pedaço de terra remanescente de circuito viário, que não será integralizado no sistema. É um processo demorado, mas viável”, explica. A princípio, a secretária não vê impedimentos para a realização do projeto: “Não é área verde, nem institucional, nem privada. Não há impeditivos para dar início ao processo”.

O grupo concordou em trabalhar paralelamente para a realização do projeto. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano se encarregará da regularização do espaço, enquanto o Daae preparará o projeto-piloto a ser apresentado para o projeto Município VerdeAzul. “Com o projeto encaminhado, já poderemos apresentá-lo ao Governo do Estado”, acrescenta o gerente de Resíduos Sólidos.

O vereador Roger Mendes continuará a intermediar os contatos. “Vamos fazer a nossa parte. Será um projeto muito interessante, pelo qual a comunidade do entorno poderá ter um espaço de lazer praticamente na porta de sua casa, do qual também poderá ajudar a cuidar. Além disso, é um trabalho de conscientização que pode ser levado para a educação ambiental e estendido a outros bairros da cidade.”

Bicicletário

Outro assunto discutido na reunião foi a instalação de bicicletários na cidade. “Não estamos pontuando nessa questão no Município VerdeAzul e queremos mudar isso”, informa a diretora de Gestão Ambiental. O projeto inicial é instalar pelo menos três unidades: na praça do Daae, na Arena da Fonte e no Paço Municipal.

Sálua acrescenta que será necessário regulamentar a questão para edificações novas. Outras possibilidades de instalação são em passeio público, quando houver largura mínima de 5 metros, ou substituindo vagas de carros. “De qualquer forma, implicaria a alteração do Código de Obras”, aponta.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *