Araraquara

Araraquara conquista nova posição no roteiro estadual Sabor de São Paulo

Araraquara conquista nova posição no roteiro estadual Sabor de São Paulo
Sorvete de creme suíço acompanhado de brownie e calda  de café com cumaru foi eleita a sobremesa regional do ano no maior festival gastronômico estadual

7:31 |THÉO BRATFISCH | 2018JUL07 |

O Sabor de São Paulo, fomenta, divulga e pereniza os produtos, matérias primas e pratos típicos dos municípios do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Turismo, que trabalha na promoção de seus roteiros turístico-gastronômicos, pela gastronomia, como produto indutor do desenvolvimento regional associado ao Turismo.

‘Sorvete de Creme Suíço acompanhado de Brownie e Calda  de Café com Cumaru’, da sorveteria Pitanga Sorvetes Artesanais de Araraquara, foi eleita como a sobremesa regional do ano na última etapa regional, realizada em São Carlos, em 4 de julho de 2018, que participa do maior festival gastronômico estadual na capital paulista, em novembro, com os pratos, ‘Red Hot’ pela Rock Burguer e o ‘Lombinho Suíno com Jabuticaba sobre Purê de Batata Baroa’ do restaurante Chez Marcel, ambos de São Carlos.

Cada etapa recebe as inscrições dos pratos das cidades participantes, que passam pela avaliação da revista Prazeres da Mesa e da Secretaria de Turismo. São selecionadas as dez melhores receitas e no dia da etapa regional, realizada no Senac da Cidade-sede, o Chef Padrinho abre o evento com uma aula culinária gratuita e, após a aula, inicia-se a degustação dos dez pratos regionais classificados e no início da noite, a soma do resultado de voto do júri especializado e o público, define os três pratos que vão para a capital em novembro, participar da grande festa da gastronomia paulista.

Os vencedores das nove etapas anteriores, totalizando-se 27 receitas culinárias, terão dois dias para expor e vender seus produtos, a preços populares predeterminados em acordo com a organização e apresentados no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, com entrada franca para um público flutuante de cerca de 5 mil pessoas por hora.

De 2013 a 2015, 360 estabelecimentos de todo Estado apresentaram os mais saborosos quitutes da culinária paulista para mais de cem mil pessoas num circuito que culminou com o Guia Gastronômico do Estado.

O prato típico ‘Trem de Milho’ e o ‘Barriga de Porco à Pururuca’, são dois pratos que destacam Araraquara, desde a primeira edição do Sabor de São Paulo, no cenário turístico-gastronômico paulista, que apresenta o melhor da comida caipira, caiçara e serrana do Estado de São Paulo.

O vereador José Carlos Porsani acompanhou o presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch, ao evento para a degustação dos dez pratos selecionados.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *