Araraquara

Araraquara tem novos Guardas Municipais atuando 

Formatura de 24 integrantes conclui processo seletivo que começou com 3.500 inscritos


A Guarda Civil Municipal de Araraquara tem mais 24 integrantes que já estão atuando na cidade. A formatura ocorreu na noite da segunda-feira, dia 25, no Centro Internacional de Convenção de Araraquara, com a presença de autoridades, os formandos, seus familiares e amigos. O processo seletivo foi intenso. Somente 24 restaram dos 3.500 inscritos que participaram do processo de formação, com 528 horas em 14 semanas de treinamento. Este ano, a Guarda Civil Municipal completa 20 anos de atividades no município.

“Ao longo da sua existência, a Guarda Municipal fortaleceu sua identidade. Isso ocorreu ainda mais durante a pandemia. Hoje o cidadão araraquarense identifica a Guarda Municipal como um parceiro. A Câmara está aberta para ouvir e fortalecer a Guarda Municipal, que se torna mais forte hoje com a formatura de vocês”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB). Ele esteve acompanhado dos vereadores Lucas Grecco (PSL) – segundo secretário da mesa diretora, Guilherme Bianco (PCdoB), Luna Meyer (PDT), Hugo Adorno (Republicanos) e Emanoel Sponton (Progressistas).

O Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário Municipal dos Assuntos de Segurança Pública, pasta onde a Guarda Municipal está ligada, falou sobre a função do serviço e sua relação com a sociedade. “Vocês exercem uma nobre função. Além de atuarem no ordenamento urbano, trânsito, meio ambiente, defesa civil, proteção dos bens, serviços e instalações públicas, vocês também exercem a função de proteção ao cidadão, em conjunto com a Polícia Militar, proporcionando sensação de segurança ao cidadão. Além do mais, protegem os bens mais preciosos da sociedade, como o respeito à dignidade da pessoa humana. Somos servidores públicos. Cumpram o serviço com excelência, dentro dos limites da lei”, afirmou o secretário.

O prefeito Edinho Silva (PT) fez um breve histórico do surgimento da guarda municipal e a frustrada primeira tentativa de implantá-la, ainda no início dos anos 2000. “Hoje olho para trás e vejo que o sonho que sonhamos juntos se tornou realidade. Continuem sendo aprovados pela população de Araraquara, sendo respeitados pela nossa gente”, disse o prefeito, que falou ainda sobre quem constrói a referência para o serviço. “Todos os comandantes são importantes, mas são os guardas civis municipais que constroem a referência da guarda, perante à população, o cidadão”, concluiu.

Também compuseram a Mesa de autoridades do evento de formatura, o Deputado Estadual, Coronel Telhada; o vice-prefeito, Damiano Neto; a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zácaro; a diretora da Escola de Governo, Rafaela Beraldo Modé; o Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Luís Sérgio Mussolini; o comandante do 3º Batalhão da Polícia Rodoviária, Tenente Coronel Pedro Lopes; o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Araraquara, sub-Tenente Brayner Araújo; e a representante da OAB Araraquara, a advogada Carol Galvão.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *