Brasil

Aspectos econômicos e tecnológicos dos nanomateriais

Aspectos econômicos e tecnológicos dos nanomateriais, livro gratuito enfoca impacto das nanotecnologias à saúde humana e ao meio ambiente.

O Prof. Dr. Antonio Carlos Guastaldi, professor titular do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de Araraquara da Unesp, acaba de publicar o livro “Engineered nanomaterials: nanotoxicology issues, nanosafety and regulatory affairs”, em coautoria com Carla dos Santos Riccardi e Márcio Luiz dos Santos, pela editora Cultura Acadêmica.

O escopo deste livro, além de destacar os aspectos econômicos e tecnológicos dos nanomateriais “engenheirados”, reflete criticamente o entendimento quanto ao impacto das nanotecnologias à saúde humana e ao meio ambiente. A análise sistemática da literatura nacional e internacional, no período de 2000 a 2014, descreve os investimentos econômicos nas áreas de nanociências e nanotecnologias, bem como o engajamento científico na avaliação de aspectos toxicológicos como um marco normativo em regulação da nanotecnologia. Os temas contextualizam uma avaliação mercadológica em nanoprodutos, os planos estratégicos governamentais em nanociências e nanotecnologias, a relevância mundial em nanotoxicologia, os métodos alternativos ao uso de animais em testes toxicológicos e assuntos regulatórios em nanotecnologia.

Portanto, a inconsistência, as lacunas e as contradições dos resultados científicos em nanotoxicologia da literatura atual devem motivar novas possibilidades de planejamento estratégico e gestão de projetos em Ciências e Tecnologias, sem negligenciar as responsabilidades sociais e os impactos à saúde humana e ao meio ambiente.

Para ter acesso ao livro gratuito em formato digital. acesse: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=520
Assessoria de Comunicação e Imprensa

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *