Araraquara

Atleta araraquarense recebe homenagem da Câmara Municipal 

Maira Lopes venceu prova internacional de trail run no Peru em 2019


Campeã da prova internacional de trail run “Sierra Andina Mountain Trail”, realizada na cidade de Huaraz, no Peru, a atleta araraquarense Maira Lopes foi homenageada no gabinete da Presidência da Câmara Municipal, com a Medalha de Mérito Desportivo, na tarde da sexta-feira (19). A honraria é de autoria da Mesa Diretora do biênio 2019/2020, conforme o Decreto Legislativo nº 1.067/2019.

“Estou tendo a honra de homenagear um exemplo do esporte, um exemplo feminino, para ser modelo para as meninas também praticarem esporte. Homenageamos uma pessoa muito querida entre os pares e os funcionários da Câmara”, disse o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB).

Para a vereadora Fabi Virgílio (PT), “Maira é essa mulher que passa com sua potência transformadora pelos lugares que ocupa. Aqui fazemos uma homenagem de enaltecimento da parte esportiva, mas ela é uma revolucionária que a gente tem, cria dessa cidade, uma pessoa que, por onde passa, transforma a realidades. Ela é escritora, ela é uma oficineira, professora de Yoga, ela é uma mulher da academia, mas também uma mulher da realidade, no dia a dia, de conhecer a realidade, de conhecer as conjecturas de uma cidade. É uma pessoa que reluz diversidade e pluralidade por onde passa”.

“Poder ser reconhecido já é muito grandioso para qualquer ser humano. Poder ser reconhecido no esporte, que transformou tanto a minha vida, só me deixa muito feliz. Investir em esporte, apoiar o esporte e reconhecer o esporte faz parte de uma política pública muito grandiosa, porque através do esporte a gente reverbera em tantas outras coisas”, destacou Maira.

Sobre a homenageada 

 

Maira Lopes é filha de família simples, estudante de escola pública a vida toda e ingressou no curso de Ciências Sociais na Unesp/Araraquara em 2007. Através de intercâmbio na Argentina, também se formou em licenciatura na mesma área. Em 2012, ingressou no mestrado em Ciência Política na UFSCar, onde desenvolveu sua pesquisa sobre a participação institucional, via audiências públicas, no processo de debate para revisão do Plano Diretor de Araraquara.

Sua história com a corrida começou há 10 anos, ainda na faculdade. Passou a dividir suas atividades diárias com treinos cada vez mais constantes. Como atleta amadora, Maira colecionou títulos em provas nacionais e internacionais. Em 2019, foi convidada para representar o Brasil no circuito Sudamérica Trail Series, cujo objetivo é divulgar e promover a prática do trail run – corrida de montanha –, modalidade de corrida em que Maira tem se destacado.

Conheça mais sobre a homenageada aqui e no vídeo do programa Esporte No Ar, da TV Câmara.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *