Araraquara

Audiência Pública aborda diagnóstico e planejamento da arborização urbana no município 

Evento será na próxima quarta (26), às 16 horas, na Câmara; estudo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Esalq/USP identificou 170 mil árvores em calçadas em Araraquara


Uma Audiência Pública irá abordar o diagnóstico e o planejamento da arborização urbana de Araraquara por meio de inventário. Requerido pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), o evento será na próxima quarta-feira (26), às 16 horas, no Plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo da TV Câmara.

Foram convidados para a audiência representantes da Prefeitura, vereadores, deputadas estaduais, Ministério Público, Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), conselhos municipais, universidades, entidades e instituições.

Um inventário arbóreo foi realizado pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba (SP), em iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Uma prévia do trabalho foi apresentada em reunião com vereadores no final de junho.

O inventário identificou a presença de 170 mil árvores em calçadas do sistema viário do perímetro urbano de Araraquara, em uma média de uma árvore a cada 24 metros. Para chegar a um cenário ideal, o estudo sugeriu para a Prefeitura o plantio de mais 80 mil árvores em todo o território urbano — chegando a 250 mil, o que representaria mais de uma por habitante.

Dessas novas árvores sugeridas, 28,5 mil estariam em áreas consideradas prioritárias pela equipe que realizou o estudo, por registrarem temperaturas mais altas: as regiões central, leste e norte.

Foram identificadas 53 espécies diferentes durante o inventário. Duas delas, oiti e alfeneiro, representam praticamente metade de toda a quantidade de árvores presente no município.

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pelo canal 17 da Net/Claro, pelo Facebook e pelo YouTube. A população poderá participar presencialmente ou de forma virtual, registrando sua manifestação ou pergunta durante a transmissão da Audiência Pública. A mensagem deverá ser dentro do contexto em discussão e será encaminhada à presidência dos trabalhos, dando voz à manifestação popular.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *