Educação & Cultura

Biologia e COP da Uniara promovem em conjunto atividades gratuitas para alunos do ensino médio e vestibulandos

Agendamentos já estão abertos

O curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do projeto Parceiros da Escola, e o Centro de Orientação Profissional – COP da instituição promovem, em conjunto, atividades gratuitas voltadas para alunos dos ensinos fundamental e médio, e vestibulandos. Os agendamentos estão abertos.

“O Parceiros da Escola, desde 2015, leva a biologia – materiais, assuntos, temas da área etc. – para fora da universidade. Preparamos os alunos da graduação que tenham interesse em participar para que ministrem minicursos, palestras e aulas para estudantes dos ensinos fundamental e médio”, inicia o professor Eduardo Donato Alves.

Ele conta que as atividades do projeto são realizadas de duas formas, sendo uma delas por meio da visita dos alunos das escolas públicas e particulares de Araraquara e região à universidade. “Eles têm aula ou palestra sobre tema específico que, às vezes, o professor da escola pede para fazermos – ou nos deixa livres para fazermos algo geral. Abordamos temas como zoologia, biologia marinha, botânica e bioquímica, e fazemos testes de tipagem sanguínea e várias atividades práticas no laboratório”, detalha.

A outra forma, segundo o docente, é “levarmos os materiais dos laboratórios até a escola”. “Nós os montamos em uma sala de aula ou laboratório, e recebemos os alunos de lá. Também fazemos alguma palestra com tema que o professor pediu”, relata.

Alves coloca que os benefícios das atividades do projeto são uma via de mão dupla. “Como o curso de Biologia oferece, além de bacharelado, a licenciatura, o professor da escola recebe, às vezes, um complemento prático da aula que está ministrando, e o aluno que acompanha aquela palestra vai receber um conhecimento a mais. Já os estudantes de Biologia treinam como é estar à frente de uma sala de aula e preparar uma aula ou minicurso. Isso é muito importante para seu aprendizado e crescimento”, avalia o professor.

A coordenadora do COP, Lina Arruda Mauro, reforça que “neste ano, resolvemos fazer uma parceria com o projeto Parceiros da Escola por meio da coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, que traz alunos visitantes de diversas escolas à Uniara”.

“Assim, conversamos e chegamos à conclusão de que seria melhor o COP participar dessa programação. Ela recebe os estudantes na Uniara e os leva aos laboratórios de Biologia, faz uma atividade e, depois, vão ao auditório se encontrarem com as psicólogas do COP – Ana Maria Tositto, Ana Cristina Alves Lima e Sônia Aparecida Gonçalves Pinotti -, que se revezam, para falarem sobre escolha profissional e a vida do adolescente”, explica Mauro.

De acordo com ela, posteriormente, se o aluno tiver vontade de continuar a receber orientação profissional, é feito um cadastro “e, nos horários agendados, vamos continuar orientando-os em grupo ou individualmente”. “Faremos essa nova experiência. Estou conversando com as escolas para agendamento de palestras e participação em semana de profissões, como sempre fizemos, até culminar com a Feira dos Cursos – FEC da Uniara, quando temos os alunos visitando a universidade. E para alguma escola que se interesse depois por complementar os conhecimentos com palestras, também vamos fazer esse serviço”, finaliza Mauro.

Mais informações sobre agendamentos do Parceiros da Escola estão disponíveis pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875. Outros detalhes sobre as atividades do COP da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/cop, pelo telefone (16) 3301-7114 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *