Educação & Cultura

Biotecnologia da Uniara promove, em agosto, minicurso online e gratuito sobre propriedades microbianas da prata

Atividades serão transmitidas pelo Google Meet


O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promove o minicurso “A prata e suas propriedades antimicrobianas: aplicações em produtos para a saúde e outros”, online e gratuito, nos dias 19 e 26 de agosto, das 8h às 12h, com transmissão pelo Google Meet. Para participarem, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. São oferecidas vinte vagas.
A atividade será ministrada pela doutorada do PPGB-MRQM, Maria Luisa de Oliveira. “O objetivo é abordar o histórico, as propriedades antimicrobianas, toxicidade e aplicações recentes das nanopartículas de prata, além de promover uma discussão sobre novas ideias de aplicações das nanopartículas em novos materiais. O uso medicinal da prata é conhecido pelo homem desde a antiguidade e, há cerca de quatrocentos a.C., Hipócrates recomendava o uso desse metal no tratamento de feridas”, inicia a aluna.
Ela conta que, no século XX, com o advento do antibiótico, a prata caiu em desuso, “porém, com o surgimento da resistência aos antibióticos, ela veio a ser reconhecida como uma alternativa promissora no combate às bactérias”. “A prata, quando está presente como partículas de tamanho nano, ou seja, um bilionésimo de um metro, apresenta propriedades diferentes daquelas de quando está em escalas maiores. Uma das propriedades de interesse é a antimicrobiana”, explica.
As nanopartículas de prata, quando em contato com bactérias, fungos ou vírus, liberam íons de prata, de acordo com a estudante. “Esses íons podem interferir na integridade da membrana celular, causar danos ao material genético ou ainda interferir nos processos enzimáticos, levando à morte dos microrganismos. Essas propriedades antimicrobianas das nanopartículas de prata permitem sua aplicação em diversos produtos. As nanopartículas podem ser incorporadas em tecidos – máscaras cirúrgicas, aventais laboratoriais e hospitalares -, embalagens plásticas de alimentos e revestimentos de superfícies, além de serem aplicadas no tratamento de água e efluentes”, detalha Oliveira.
A doutoranda é orientada pelo professor Maurício Cavicchioli. “Sabemos que a prata – tanto o metal quanto as soluções – tem a propriedade de matar as bactérias. Suas nanopartículas são utilizadas em alguns produtos, como em máscaras hospitalares e aventais. O tecido acaba adquirindo uma propriedade antimicrobiana e a bactéria, quando entra em contato com o ele, não vai se reproduzir: há diminuição da proliferação”, explica o docente.
Em sua explanação, a aluna abordará, segundo ele, diversos exemplos de materiais que contêm a prata. “Seu trabalho de doutorado é fazer um revestimento para catéteres, que são agulhas usadas para se tomar soro. São locais que podem permitir a formação de muitas colônias de bactérias. Então, se tiver um revestimento microbiano nesses cateteres, vai ajudar a não formar isso. A Maria fez curso de Enfermagem e mestrado na área, então seu minicurso seria interessante especialmente para alunos de Farmácia e Enfermagem”, finaliza Caviccioli.
Os participantes receberão certificado de oito horas de atividades. Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou também pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *