Internacionais

Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito

Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência

Foto: Metropoles

O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro. “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter). “Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o comunicado.

A previsão é de que o grupo chegue ao Brasil na segunda-feira (13/11). “Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o Itamaraty. Também pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a operação: “Os brasileiros atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”.

Após idas e vindas no processo de negociações, uma lista com nomes de 33 brasileiros e parentes foi aprovada na sexta-feira (10/11) para liberação da saída pelo Portal de Rafah, prevista para aquele dia. Contudo, no posto de segurança da fronteira, eles acabaram impedidos de passar. A decisão se deu em consequência da forte presença militar de Israel ao redor de hospitais em Gaza.

Após cruzar a fronteira, o grupo embarcou em um ônibus fretado pelo Governo Federal. Depois, seguirá para um aeroporto designado pelo governo do Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda no país africano para iniciar o 10º voo de repatriação de brasileiros desde a escalada da crise na região do Oriente Médio.

Edição: Juliana Cézar Nune

| IDNews® | Beto Fortunato |EBC

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *