Araraquara

Câmara de Araraquara lança especial para celebrar aniversário da cidade 

Série de quatro episódios tem início nesta terça-feira (15)

Agosto é mês de celebrações em Araraquara. No dia 22, a cidade completa 206 anos e, no dia 24, a Câmara Municipal faz 190. Por isso, a TV Câmara preparou o especial “Faz Parte da Nossa História”, com quatro episódios, para mostrar um pouco mais do que compõe a cidade e passa pela Casa de Leis.

O primeiro vídeo da série estreia nesta terça-feira (15) apresentando um pouco da história do cinema na cidade, que viu a chegada dos primeiros filmes mudos e com legendas, o que permaneceu assim até 1927.

O Bijou Théâtre, primeiro cinema de Araraquara, era localizado em frente à praça da Câmara Municipal, na Rua São Bento (Rua 3).

Ao longo dos anos, o cinema se modernizou e, no mesmo local, também funcionaram o Cine Teatro Polytheama, o Cine São Bento, o Cine Odeon e o Cine Veneza, encerrando suas atividades em 2001.

No início do século 20, o cinema inaugurou um importante capítulo da vida urbana e social de Araraquara e, até o fim daquele século, a cidade manteve a tradição do cinema de rua. Além do Veneza, outros três cinemas funcionavam a todo vapor, um deles, o Cine Paratodos, de 1937, com sistema de som pioneiro na América Latina.

Uma lei aprovada pela Câmara passou a garantir sessões de cinema adaptadas para pessoas com síndromes, transtornos e hipersensibilidade sensorial, o Cinema Inclusivo. As luzes da sala ficam levemente acesas, o volume de som é reduzido, não são exibidos trailers nem publicidades comerciais e não é necessário ficar na fila para entrar na sala. Um passo para que o cinema em Araraquara seja realmente para todos.

O primeiro episódio poderá ser conferido no YouTube e no Facebook, além da TV Câmara, no canal 17 da NET/Claro.

Próximos episódios 

Na quinta-feira (17), é a vez da Ferroviária, já que, recentemente, uma lei batizou a Arena da Fonte Luminosa com o nome do maior ídolo e artilheiro da Ferroviária: Bazzani. Olivério Bazzani Filho fez 244 gols com a camisa grená entre os anos de 1954 e 1976.

Duas vezes maior que o aumento populacional nos últimos anos, o crescimento da frota de veículos e a segurança no trânsito serão destaque a partir do dia 22 de agosto. De acordo com o último Censo do IBGE, entre 2010 e 2022, a cidade ganhou 69 mil veículos e 33 mil moradores. Registros do historiador Rodolpho Telarolli apontam que os primeiros automóveis surgiram em Araraquara no início do século 20.

Já no dia 24 de agosto, o meio ambiente ganha espaço. Você sabia que, segundo um levantamento da USP, existem 170 mil árvores só nas calçadas araraquarenses, uma média de uma árvore a cada 24 metros?

Todas essas histórias poderão ser conhecidas neste especial, com exibição na TV Câmara (canal 17 da NET/Claro), Facebook e YouTube. Acompanhe!

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *