Araraquara

Campanha de conscientização sobre sífilis auxiliaria na prevenção da doença

Proposta foi feita pelo vereador João Clemente (PSDB) ao Executivo
ARARAQUARA – CAMPANHA SOBRE SÍFILIS


Entre setembro e dezembro do ano passado, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 581 testes no município, resultando em 23 casos positivos de sífilis. “O número de casos de pessoas diagnosticadas com sífilis vem aumentando em todo o mundo e, em Araraquara, apesar das oscilações, o referido tema merece atenção e cuidado por parte do poder público.”
Com esse entendimento, o vereador João Clemente (PSDB) fez uma indicação à Prefeitura, pedindo a realização de estudos e análises sobre a criação e implementação da Campanha Contínua de Conscientização, Prevenção e Enfrentamento à Sífilis.
“A proposta é no sentido de fornecer informações sobre conscientização, prevenção, cuidados, profilaxia e tratamento, que poderão ocorrer de forma presencial nos equipamentos públicos municipais de saúde, de forma eletrônica nos sítios eletrônicos oficiais de comunicação, cartilhas etc.”, exemplifica o parlamentar.

O que é?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido e até mesmo óbito. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal é fundamental, pois viabiliza o diagnóstico e tratamento adequado, evitando assim a transmissão para o recém-nascido.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *